Blog


19 outubro 2017

Na Prática: Como aproveitar a Natureza na Educação Infantil

A Natureza como Recurso Pedagógico   As práticas no ambiente natural proporcionam o uso da ludicidade da criança e a faz vivenciar experiências novas ao estar no ar livre. O espaço que pode ser utilizado nas atividades da Educação Infantil estimula os alunos a inventarem, inovarem, explorarem o local de outra maneira, dar novos significados […]

18 outubro 2017

Na Prática: Como usar a Arte na Educação Infantil

A Arte como Aprendizagem Significativa   O ensino da arte como uma das práticas pedagógicas para o desenvolvimento da criança na pré-escola contribui para sua formação cultural, construção da sensibilidade e fatores relacionados ao conhecimento.   Barbosa (2007, p.23) explica que através da arte “é possível desenvolver a percepção e a imaginação para aprender a […]

17 outubro 2017

Na Prática: Como trabalhar a Atividade Dominante na Educação Infantil

As atividades principais da criança   A partir das pesquisas feitas por Alexei N. Leontiev, um dos colaboradores mais próximos do teórico Vygotsky, discutiremos sobre sua Teoria das Atividades para pensar a respeito das práticas que deveriam ser feitas com os alunos na fase pré-escolar.   Nesta fase, as crianças estão iniciando seu desenvolvimento e […]

16 outubro 2017

Na Prática: Como utilizar Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

A função social do jogo   Em princípio, podemos destacar a importância dos jogos na rotina das crianças, pois a partir deles que os alunos vivenciam diversas situações, nas quais os conhecimentos adquiridos passam a ter significado prático.   Como Fantacholi (2011) apresenta, segundo Antunes (2003), os jogos têm a intenção de “estimular o crescimento […]

15 outubro 2017

Na Prática: Qual a importância do professor da Educação Infantil

Muito além do cuidar   Você dá aula na Educação Infantil? Mas o que você faz? Só cuida e brinca com crianças?   Essas são perguntas recorrentes para estes educadores, o que deixa claro, a falta de compreensão e reconhecimento que enfrentam todos os dias. Essa situação nos coloca diante de pessoas frustradas, desmotivados e […]

14 outubro 2017

Na Prática: Como inserir a Música na Educação Infantil

Por que devemos utilizar a música em nossas práticas pedagógicas?   A Musicalização no processo de ensino-aprendizagem auxilia no desenvolvimento da sensibilidade estética e emocional da criança, não apenas o ato de cantar ou ouvir um som, a música na Educação Infantil tem a finalidade de potencializar a criatividade, a capacidade de se concentrar, aumento […]

13 outubro 2017

Na Prática: Como identificar as Múltiplas Inteligências na Educação Infantil

As famosas inteligências do ser humano   Em princípio, precisamos definir o que é inteligência antes de avançar para a proposta do teórico Howard Gardner sobre as Múltiplas Inteligências.   Podemos considerar a inteligência como a capacidade de entender, compreender e conhecer, além de ser juízo e facilidade de adaptação e convivência (ANTUNES, 2006).  Pensar […]

12 outubro 2017

Na Prática: Como promover Experiências Educativas na Educação Infantil

Afinal, qual é a diferença das Experiências Comuns e Experiências Educativas?   Para iniciarmos esta conversa, é necessário compreender que ela será norteada pelos pensamentos do norte-americano John Dewey, a partir de estudos a respeito do seu trabalho sobre a Experiência Educativa e a aplicação dela na Educação Infantil.   Entendemos que ao se falar […]

23 setembro 2017

A Educação Inclusiva está incluindo?

AS ESCOLAS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO   Educação Inclusiva | Embora a inclusão já esteja prevista na LDB de 1996 e nas Diretrizes Nacionais da Educação Especial para a Educação Básica de 2001, como reforço à atenção dispensada pelo Brasil a esta questão, no dia 02/01/2016 foi promulgada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa […]



Posts Populares