Blog


5 fevereiro 2018

Literatura Infantil para crianças de 3 a 5 anos

O universo dos livros é fantástico, principalmente para quem começou a descobrir as alegrias e tristezas do mundo. A literatura infantil é uma das mais fascinantes invenções da humanidade, e os sistemas de ensino que a usam na educação dos menores só têm a ganhar.   Desenvolver amor pela leitura   Dar acesso às crianças […]

8 janeiro 2018

Como estimular a aprendizagem dos bebês na escola?

Ao nascer, o cérebro do bebê contém 100 bilhões de neurônios! Durante seus primeiros anos, outras trilhões de conexões de células cerebrais surgem, mas para que isso aconteça, é necessário estimular a aprendizagem dos bebês.   Incentivar a aprendizagem nos primeiros anos é preciso.   Quando você proporciona experiências enriquecedoras à criança, a partir de […]

30 dezembro 2017

30 Brinquedos de Antigamente para relembrar na Escola ou com a Família

Alguns Brinquedos de Antigamente resistiram… Outros não!   Brinquedos são coisas que deixaram e ainda deixam crianças e muitos adultos extasiados pelo simples fato de estarem em contato com eles sozinhos ou em grupos. Muitos dos brinquedos atuais tiveram sua origem nos Brinquedos de Antigamente, aqueles que nossos pais e avós brincaram e que, ao longo dos anos, […]

22 dezembro 2017

90 Jogos e Brincadeiras Antigas para a Diversão de Crianças e Adultos

Por que brincar é importante?   Jogos e brincadeiras antigas (e novas) são duas coisas que conseguem fazer tanto crianças quanto adultos se divertirem sem precisar de muito esforço. Entre muitos benefícios, destacamos o desenvolvimento da imaginação para os mais jovens e a retomada da criatividade para os mais velhos, ambos proporcionadas a partir da […]

15 dezembro 2017

Como brincar com as crianças na Educação Infantil?

Infelizmente, a necessidade dos jogos nos primeiros anos educacionais é subestimada, pois muitas instituições consideram que ensinar uma disciplina é mais importante do que a diversão na idade certa. Mas será que deixar a criança brincar na educação infantil é tão errado?   Veja só, incluir uma brincadeira na sua grade de ensino pode ser […]

4 dezembro 2017

O que o professor precisa saber sobre o berçário

Quando surgiu o berçário na Educação Infantil?   Antes de começar a falar das práticas para o berçário, é necessário compreender onde ele surgiu e como era conhecido até chegar nos conceitos/funções atuais.   É importante entender a forma como a educação, por assim dizer, era dada às crianças de 0 a 5 anos, para […]

30 outubro 2017

20 livros infantis para trabalhar o controle das Emoções e Atitudes

A Leitura na Descoberta do “Eu” Infantil   A leitura por si só é benéfica para todo aquele que interage com ela, influenciando desde sua criatividade às emoções vividas e atitudes expressadas por elas. Na Educação Infantil, a literatura é trabalhada não apenas como uma preparação para a alfabetização ao apresentar letras e o significado […]

19 outubro 2017

Na Prática: Como aproveitar a Natureza na Educação Infantil

A Natureza como Recurso Pedagógico   As práticas no ambiente natural proporcionam o uso da ludicidade da criança e a faz vivenciar experiências novas ao estar no ar livre. O espaço que pode ser utilizado nas atividades da Educação Infantil estimula os alunos a inventarem, inovarem, explorarem o local de outra maneira, dar novos significados […]

18 outubro 2017

Na Prática: Como usar a Arte na Educação Infantil

A Arte como Aprendizagem Significativa   O ensino da arte como uma das práticas pedagógicas para o desenvolvimento da criança na pré-escola contribui para sua formação cultural, construção da sensibilidade e fatores relacionados ao conhecimento.   Barbosa (2007, p.23) explica que através da arte “é possível desenvolver a percepção e a imaginação para aprender a […]

17 outubro 2017

Na Prática: Como trabalhar a Atividade Dominante na Educação Infantil

As atividades principais da criança   A partir das pesquisas feitas por Alexei N. Leontiev, um dos colaboradores mais próximos do teórico Vygotsky, discutiremos sobre sua Teoria das Atividades para pensar a respeito das práticas que deveriam ser feitas com os alunos na fase pré-escolar.   Nesta fase, as crianças estão iniciando seu desenvolvimento e […]

16 outubro 2017

Na Prática: Como utilizar Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

A função social do jogo   Em princípio, podemos destacar a importância dos jogos na rotina das crianças, pois a partir deles que os alunos vivenciam diversas situações, nas quais os conhecimentos adquiridos passam a ter significado prático.   Como Fantacholi (2011) apresenta, segundo Antunes (2003), os jogos têm a intenção de “estimular o crescimento […]

15 outubro 2017

Na Prática: Qual a importância do professor da Educação Infantil

Muito além do cuidar   Você dá aula na Educação Infantil? Mas o que você faz? Só cuida e brinca com crianças?   Essas são perguntas recorrentes para estes educadores, o que deixa claro, a falta de compreensão e reconhecimento que enfrentam todos os dias. Essa situação nos coloca diante de pessoas frustradas, desmotivados e […]

14 outubro 2017

Na Prática: Como inserir a Música na Educação Infantil

Por que devemos utilizar a música em nossas práticas pedagógicas?   A Musicalização no processo de ensino-aprendizagem auxilia no desenvolvimento da sensibilidade estética e emocional da criança, não apenas o ato de cantar ou ouvir um som, a música na Educação Infantil tem a finalidade de potencializar a criatividade, a capacidade de se concentrar, aumento […]

13 outubro 2017

Na Prática: Como identificar as Múltiplas Inteligências na Educação Infantil

As famosas inteligências do ser humano   Em princípio, precisamos definir o que é inteligência antes de avançar para a proposta do teórico Howard Gardner sobre as Múltiplas Inteligências.   Podemos considerar a inteligência como a capacidade de entender, compreender e conhecer, além de ser juízo e facilidade de adaptação e convivência (ANTUNES, 2006).  Pensar […]

12 outubro 2017

Na Prática: Como promover Experiências Educativas na Educação Infantil

Afinal, qual é a diferença das Experiências Comuns e Experiências Educativas?   Para iniciarmos esta conversa, é necessário compreender que ela será norteada pelos pensamentos do norte-americano John Dewey, a partir de estudos a respeito do seu trabalho sobre a Experiência Educativa e a aplicação dela na Educação Infantil.   Entendemos que ao se falar […]

23 setembro 2017

A Educação Inclusiva está incluindo?

AS ESCOLAS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO   Embora a inclusão já esteja prevista na LDB de 1996 e nas Diretrizes Nacionais da Educação Especial para a Educação Básica de 2001, como reforço à atenção dispensada pelo Brasil a esta questão, no dia 02/01/2016 foi promulgada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI – […]

13 agosto 2017

Avaliação na Educação Infantil por meio do Portfólio, isso dá certo?

O Portfólio pode ser usado na avaliação de crianças pequenas. Você sabe o por quê?   Avaliação na Educação Infantil | É comum vermos que correr, pular corda, se esconder, apostar, dançar, fingir, modelar e rabiscar com lápis coloridos é algo presente nos dias das crianças. Quando elas se juntam, as brincadeiras fluem naturalmente e […]

1 junho 2017

Vygotsky e o desenvolvimento na Educação Infantil

Como é a teoria de Vygotsky e o desenvolvimento na Educação Infantil?   Na área da educação podemos encontrar várias abordagens sobre o desenvolvimento humano, uma delas conta com as pesquisas e conhecimentos do teórico Lev Vygotsky, que desenvolveu seus estudos por meio de análises sócio-históricas e histórica-culturais.   Apesar de já ter falecido há […]

1 maio 2017

O desafio dos professores para avaliar na Educação Infantil

Como descomplicar o desafio de avaliar na Educação Infantil?   Gostando ou não, fazer avaliações na primeira infância é um desafio para nós, professores, pois para avaliar na Educação Infantil temos que considerar os princípios educacionais para tal, nesta fase inicial é necessário deixar a criança ter contato com pessoas e objetos, deixa-la criar significados […]

Posts Populares