Blog

21 junho 2016

10 Dicas para diminuir o stress de fazer o TCC

Quer diminuir o stress de fazer o TCC???

 

Você está concluindo a graduação ou a pós-graduação e ao invés de se sentir aliviado por estar vencendo mais um ciclo importante de sua vida, está estressado, ansioso, desesperado por ter que fazer e entregar um TCC?

 

É triste esta realidade, ainda mais por ser a situação que faz muitos alunos desistirem de finalizar seus estudos. Iniciar algo e não terminá-lo é ruim, mas ter que correr contra o tempo (se este for o seu caso) para entregar uma tese de conclusão de curso é algo assustador e desanimador para muita gente. Olhar para o prazo de entrega e pensar que está longe, mas tentar fazer o TCC de última hora e lembrar de como passou seus dias é o tipo de coisa que já fizerem muitos estudantes chorarem.

 

Saiba que você não está sozinho e que estes sentimentos e reações são completamente normais no mundo acadêmico.

 

Antes do desespero bater ou até mesmo agora, estando desesperado, saiba que  existem algumas formas muito simples de se organizar e aliviar o máximo possível a preocupação e o peso da realização do seu trabalho de conclusão. Aqui, somamos algumas preciosas dicas da Professora Rachel Polito, que escreveu um livro com dicas para realizar um bom TCC (RECOMENDO MUITO A LEITURA); do Professor Pedro Demo da Universidade de Brasília e da Professora Erika Regiani, Mestre em Educação que ministra a disciplina de Metodologia de Pesquisa, orienta trabalhos de conclusão em cursos de graduação e pós-graduação e é Coordenadora Pedagógica do Ênfase Educacional, para deixá-los menos afobados no período de TCC.

 

1– Conheça as regras

Antes de começar o trabalho propriamente dito, explore todas as possibilidades que o seu curso pode proporcionar a você, bem como o tipo de trabalho que o seu departamento permite, se um estudo de caso, um projeto experimental, artigo ou uma monografia, e caso tenha mais de uma possibilidade, converse com pessoas que já passaram pelo processo para identificar qual tipo de trabalho que mais se encaixa com você. Para Profa. Erika, um estudante bem informado, corre menos risco de se perder durante o processo de construção do trabalho.

 

2– Se organize

Verifique o prazo limite que a instituição permite que você tenha para realizar o seu TCC. Geralmente, o prazo vai de  6 meses e  um ano para o trabalho. Conhecendo o prazo, resta verificar a disponibilidade da sua agenda. Dentro do tempo previsto, faça a divisão de tarefas mês a mês, ou até quinzenal, se preferir.

O cronograma não precisa ser fechado, mas vai ajudá-lo a ter uma base se está com o trabalho adiantado ou atrasado. Uma dica importante que a Profa. Erika nos dá é jamais deixar as coisas para última hora, pois o fator tempo, somado à preocupação de não conseguir dar conta do recado pode atrapalhar muito o seu rendimento.

 

3– Escolha bem o seu orientador

O orientador tem um importante papel no direcionamento do estudante. Polito aponta que o bom orientador é rigoroso e está envolvido com o TCC dos seus orientandos. Pedro Demo chama atenção que é importante um orientador que deixem os alunos criarem. Para Profa. Erika, é importante ter cuidado no momento de escolher o orientador (se isso for possível na sua instituição) pois se o orientador não guiar o aluno e for firme com a cobrança dos resultados, corre-se o risco do aluno se perder e desmotivar-se.

 

4– Junte-se com parceiros

Algumas instituições permitem que os estudantes façam o TCC em grupos, dando a oportunidade da divisão das tarefas e diminuindo o peso do trabalho inteiro. A Profa. Erika conta que já viu alunos se tornarem melhores amigos após o grupo do TCC e já viu ótimos amigos se transformarem em inimigos. Por isso, assim como na escolha do orientador, afinidade não deve ser fator de decisão. A Profa. Polito aponta que a escolha de pessoas com habilidades complementares pode ser a chave para um bom trabalho.

 

 

PRECISA DE APOIO ACADÊMICO?

Revisão TextualFormatação –  Abstract  – Slides

Orientação Particular de TCC  – Oficina de Projeto de Pesquisa

 

 

 

5– Atenção ao escolher o tema

Na hora da escolha do tema, a afinidade tem peso muito importante para decisão. Por isso deve fazer o seu  trabalho sobre algo que realmente gosta ou se interessa em conhecer e aprofundar. No entanto, a Profa. Erika reforça uma dica que considera muito importante, que  é pensar em algo que goste, mas que seja viável dentro do prazo de  entrega, da sua disponibilidade de tempo e dos seus recursos financeiros, para que seja possível concluir. Da mesma forma, a profa. Polito aponta que pensar em algo megalomaníaco pode causar problemas na hora de botar as ideias na prática.

 

6– Pesquise e leia muito

Uma coisa que todos já sabemos é que a fundamentação teórica de qualidade é essencial para quem deseja ter um bom TCC. “É preciso cuidar da leitura para se ter assunto. Tirar zero significa, também, não ter nada a dizer”, diz Pedro Demo.  A dica que a Profa. Erika deixa aqui é que você separe um tempo para pesquisar fontes científicas que discutam o assunto que você escolheu, podendo estas serem totalmente online.

Em seguida, você precisa ler muito sobre o assunto que será tema do TCC, sobre técnicas de abordagem e metodologias para a coleta e análise dos dados do trabalho. Não deixem de ter acesso a outros bons trabalhos de conclusão de curso da sua e de outras universidades. Confira dicas específicas sobre fontes de pesquisa totalmente online.

 

7– Fique atento às normas da ABNT

Por mais maçante que pareça, entre as leituras fundamentais para alguém que está produzindo um TCC está a das normas da ABNT. Para além do conteúdo do trabalho em si, a forma que ele é apresentado também conta. Tanto a Profa. Erika, quanto a Profa. Polito reforçam a ideia do estudante prestar muita atenção e ter  cuidado em realizar a normatização do trabalho desde o começo: “Se o trabalho for formatado desde o início dentro das regras da ABNT, fica tudo mais fácil e mais simples e não haverá stress nenhum no final”, destaca Polito.

 

8– Não cometa plágio

“Cite, cite, cite a fonte”, não copiar a ideia ou trechos de outros autores, sem citar a fonte é um discurso que a Profa. Erika não se cansa de repetir aos seus alunos. Apesar da dica parecer um tanto óbvia, em se tratando de TCCs, muitos estudantes tentam ir pelo um caminho mais fácil: copiar trabalhos (ou trechos) prontos ou mesmo encomendar um Trabalho de Conclusão de Curso. Além do próprio Google, que pode ser utilizado para (facilmente) identificar plagio em trabalhos, atualmente, há diversos softwares utilizados por universidades que identificam qual porcentagem de cópia um trabalho tem. Copiar é muito diferente de fazer citações. Ou seja, se você chegar a pegar um trecho de algum trabalho, é só citar a fonte.

9– Prepare-se  para a apresentação

Na maioria das instituições, o TCC tem um dia de apresentação para uma banca. Ele é o último dia do trabalho e, sem dúvida, o mais importante. Por isso, prepare-se com dedicação, vença esta etapa em grande estilo! Capriche nos slides e ensaie várias vezes (inclusive com amigos de público) para chegar ao preparado ao grande dia. Tenha ciência também que a presença de parentes e amigos pode aumentar ou diminuir a autoconfiança do estudante. Analise e decida se é melhor convidá-los ou não. Confira as dicas específicas de apresentação de TCC da Profa. Erika que temos para você.

 

10– Pense além da nota

É claro que tirar a nota máxima é muito importante. Porém, o TCC não se limita a um “10”. “Se o aluno perceber que profissionalmente também das informações que levanta para um TCC, encara o trabalho com mais seriedade”, diz Polito. Encare o TCC como uma chance de enriquecer o seu portfólio e de aprender para se tornar um bom profissional.

“Estudantes que não elaboram não aprendem a ser autores. É preciso ter em mente que tem que se pesquisar e não repetir conteúdo para aprender”, reforça Demo. A Profa. Erika completa que por mais simples que fique no final, se o estudante (realmente) fez o trabalho com dedicação e apreço, independente da nota da aprovação, com certeza ganhou muito, em aprendizagem, disciplina e determinação, e este, já é um grande passo!

 

Ótimo trabalho!!!

 

Se mesmo com todas estas dicas você travar no TCC

 

=> ADICIONE O WHATSAPP +55 (43)  8423 1729 na sua lista de contatos, envie a mensagem QUERO ORIENTAÇÃO. E… pode esperar, a Professora Erika Regiani entrará em contato com você!!!

 

Ela realiza Orientação Particular de TCC (na área de Educação) e poderá te ajudar (e muito) a sair do lugar e obter sucesso com o desenvolvimento e a finalização do seu trabalho!

 

=> Os Planos de Orientação e Revisão incluem atendimentos personalizados e diversos bônus, como: sessão de avaliação GRATUITA, modelos, grupo vip para dicas e troca de informações, canal tira-dúvidas pelo WhatsApp, e muito mais!!!

 

 

Texto adaptado de UOL: http://goo.gl/o2AEgE

Posts Populares