Blog

15 maio 2019

Como o brincar de boneca influencia no desenvolvimento da criança

Os brinquedos são uma parte crucial do desenvolvimento de uma criança e brincar de boneca é uma prática milenar. Se você é um(a) professor (a) da Educação Infantil, então este artigo é para você!

 

Itens como bonecas têm um papel importante ao ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades e funções, e é por isso que a hora da brincadeira tem um papel tão importante em suas vidas. As bonecas são alguns dos brinquedos mais antigos com os quais as crianças já brincaram. Seu uso mais antigo foi documentado na Grécia por volta de 100 dC.

 

Mas qual o motivo por trás destes brinquedos continuarem a ser tão populares na história da humanidade?

 

Fácil! O motivo principal é que eles são uma representação da própria criança e permitem que uma criança compreenda melhor a si mesma, bem como aos que a rodeiam.

Embora cada brinquedo seja benéfico à sua própria maneira, há certos benefícios em se ter bonecas e bonecos como parte da prática pedagógica na Educação Infantil.

A maioria dos pais acha que esses itens são principalmente para meninas. Este é um grande erro, pois eles podem impactar os meninos de uma forma positiva também.

É exatamente por isso que os brinquedos de bonecos voltados para meninos, como GI-Joe, foram inventados em primeiro lugar. A coleção de bonecos GI-Joe veio para substituir os super-heróis por bonecos mais realísticos de personagens especializados, por exemplo, em artes marciais, o que os tornam melhores modelos de inspiração para os meninos.

 

 

ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO

DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Curso rápido sobre

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

 

 

Se você está procurando entender formas de contribuir e melhorar suas práticas em sala de aula para favorecer o desenvolvimento de seus alunos de 0 a 5 anos, aqui estão algumas das principais coisas que você precisa ter em mente:

 

 

1 – O impacto social do Brincar de Boneca

 

Se além de professor, você é pai ou mãe, provavelmente já notou o quão mal-humorado a criança se torna quando alguém tira o brinquedo dele. Isto é especialmente verdadeiro para bonecas e brinquedos de pelúcia, pois são muito importantes para a maioria das crianças.

 

Na verdade, é mais provável que uma criança tenha um vínculo maior com um boneco ou boneca do que a maioria dos outros tipos de brinquedos. Por isso, este item torna-se uma parte importante do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.

 

Ao brincar com bonecas, as crianças aprendem a compartilhar, socializar com os outros e se comunicar.

 

Ao mesmo tempo, ser capaz de compartilhar seus brinquedos mais queridos, ensina a uma criança muitas lições valiosas. É uma boa maneira de eliminar as barreiras sociais inerentes que existem mesmo com as crianças.

 

Neste caso específico, a Barbie tem sido por décadas a boneca mais indicada, pois devido a grande variedade de amigas e amigos da Barbie, assim como o Ken e seus amigos, e todos os acessórios complementares para ajudar no faz de conta, como a casa da Barbie, carros, animais e etc, tornam as possibilidades para as brincadeiras entre colegas de classe quase que ilimitadas.

 

2 – Brincar de Boneca ensina a ter responsabilidade

 

Como mencionamos anteriormente, desde a Grécia antiga, os bonecos e bonecas têm sido os brinquedos preferidos para a maioria das crianças e brincar de boneca, uma prática milenar que se deve, em especial, ao fato destes artigos serem feitos à semelhança das crianças.

 

Por causa disso, as crianças são menos propensas a quebrá-las em comparação com alguns outros tipos de brinquedos. As crianças criam rapidamente um vínculo com elas e, como resultado, provavelmente cuidarão bem de seus bonecos e bonecas. Isso lhes ensina a ter responsabilidade e como se comportar com pertences pessoais, mas também pode afetar positivamente seu desenvolvimento em termos de como elas se comportam em relação a outros seres humanos.

 

Um bom exemplo de bonecas ou bonecos que estimulam as crianças a serem mais responsáveis são os bebês reborn, pois por estes bonecos serem ultra realísticos torna muito mais fácil para as crianças os assimilarem a bebês de verdade.

 

O papel dos bonecos realísticos de silicone nas habilidades de desenvolvimento das crianças é bem conhecido. Quando as crianças interagem com bonecas ou bonecos, isso nos dá a oportunidade de entendê-las melhor. Também ajuda a restaurar um relacionamento íntimo com elas.

 

As crianças desenvolvem tolerância, empatia, inteligência emocional e pensamento criativo.

 

À medida que as crianças aprendem habilidades sociais desde cedo, elas também aprendem a assumir responsabilidades e, eventualmente, se tornarem crianças, jovens e adultos mais responsáveis.

 

Com os bonecos realísticos, as crianças aprendem a cuidar dos irmãos mais novos, por exemplo. As habilidades sociais desenvolvidas ao brincar de boneca também as tornam mais maduras e responsáveis para cuidar de animais de estimação.

 

3 – Brincar de Boneca desenvolve a criatividade

 

Brinquedos como bonecas e bonecos são cada vez mais importantes devido ao desenvolvimento da tecnologia. Décadas atrás, as crianças tinham que descobrir maneiras diferentes de se divertir.

 

Mesmo em países desenvolvidos, elas não tinham muitos brinquedos e, especialmente, não tinham acesso a produtos como iPhones, tablets, computadores e assim por diante. Por causa disso, elas tiveram que criar seu próprio entretenimento.

 

Uma das coisas que a maioria das crianças faz com os bonecos e bonecas é interpretar e criar cenários imaginários.

 

Ao brincar de boneca, elas se colocam em várias situações e se divertem, fatores que aumentam a criatividade e exercitam a imaginação.

 

Isso não apenas mas tem um impacto muito positivo no individualismo e na desenvoltura de cada uma destas crianças.

 

4 – Brincar de Boneca Estimula a imaginação

 

Como apresentado, além de desenvolver a criatividade em uma criança, os bonecos e bonecas estimulam a imaginação. E como Albert Einstein bem disse:

 

“Imaginação é mais importante que conhecimento. Pois o conhecimento está limitado a tudo o que conhecemos e compreendemos, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro e tudo o que haverá para conhecer e entender”.

 

Para estimular a imaginação de uma criança não é preciso muito e nem um boneco ou boneca específico, as opções vão desde bonecos de pano, a Barbie e o Ken, até as bonecas LOL e bonecas e bonecos reborn, que são bastante populares entre as crianças, e todas elas servem a função muito bem.

 

 

CERTIFICADO DE 40 A 280 HORAS

Cursos rápidos com foco no dia-a-dia da escola.

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

 

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

5 – Brincar de Boneca auxilia na comunicação

 

Ao brincar com uma boneca, a maioria das crianças tem o hábito de conversar com ela. Esta é uma parte inseparável do faz de conta e é muito importante para criar situações.

 

O que as crianças não percebem é que, ao falar continuamente com uma boneca, estão desenvolvendo suas habilidades de comunicação e vocabulário.

 

Por sua vez, isso também terá um impacto sobre suas habilidades sociais, já que estarão menos relutantes em conversar com os outros. Bebês reborn também se encaixam neste quesito perfeitamente e estudos têm mostrado que outra boa forma de uso de bonecas e bonecos realísticos de silicone é voltada para crianças autistas.

 

Há alguns anos atrás, educadores usavam bonecos próprios para autismo, mas recentemente alguns educadores estão optando por usar estes bonecos realísticos (também chamados de bebês reborn) para enfatizar um comportamento desejado e direcionado para crianças autistas.

 

Estes bonecos e bonecas agem como um indutor persuasivo para as crianças autistas. E isso ajuda a melhorar as habilidades de comunicação.

 

6 – Brincar de Boneca contribui com o desenvolvimento da linguagem

 

Ao brincar de boneca(o) com seus colegas de classe, as crianças se deparam com situações novas e únicas para suas brincadeiras.

 

Comunicar entre si pode fortalecer o seu vocabulário, preenchendo-o com uma linguagem prática.

 

Ao se comunicar dessa maneira com seus amigos, as crianças obtêm informações sobre rotinas domésticas que podem ser diferentes das suas, por exemplo. Desta forma, elas descobrem pouco a pouco o mundo ao seu redor. Neste aspecto, a boneca Barbie e afins, assim como as bonecas reborn realísticas são as mais adequadas.

 

7 – Brincar de Boneca Habilidades motoras

 

Semelhante a todos os outros brinquedos, as bonecas têm o seu impacto nas habilidades motoras. Embora brincar de boneca não seja tão poderoso quanto com outros brinquedos que exigirão força e mais movimentos, ele também poderá ter um impacto importante nas funções básicas da criança que envolvem a motricidade.

 

A criatividade do professor é um diferencial importante quando o assunto é realizar práticas que contribuam para o desenvolvimento das capacidades motoras das crianças, especialmente na Educação Infantil.

 

Um bom exemplo de como bonecas podem estimular as habilidades motoras de uma criança seria as bonecas russas, chamadas de Matryoshkas, pois abrir e fechar esses pequenos conjuntos requer coordenação e esforço nos músculos da mão.

 

Além disso, um professor poderá pedir aos seus alunos para colocarem em ordem ou em sequência estas bonecas desde a menor até a maior ou da maior até a menor e, assim, além da coordenação motora, também estimular o raciocínio lógico e a capacidade de organização de seus alunos.

 

 

 

Na prática

 

Se você considerar o fato de que o faz de conta é uma parte importante do brincar de uma boneca, isso também significa que uma criança será estimulada a brincar com outros itens, criar novas brincadeiras por si mesma e modificar as coisas que a rodeiam. Isso ensinará uma criança como ela pode gerenciar seu ambiente também.

 

Com base em tudo isso, é fácil entender por que os professores da Educação Infantil não só podem, como devem enfatizar o brincar com bonecas e bonecos durante suas práticas pedagógicas com as crianças de 0 a 5 anos. Nossa sugestão é que realizem esta estratégia pedagógica em classe frequentemente.

 

Os benefícios são surpreendentes!

 

 

CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Para profissionais, estudantes e demais interessados na área da Educação Infantil.

CERTIFICADOS de 40 a 280 horas válidos em todo Brasil.

 

QUERO SABER MAIS AZUL ÊNFASE EDUCACIONAL

 

 

 

ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS

 

Fale pelo WhatsApp com o Ênfase Educacional Contato no site com o Ênfase Educacional Facebook Ênfase Educacional
You Tube Ênfase Educacional Instagram Ênfase Educacional Twitter Ênfase Educacional

 

 

 

Posts Populares