Blog

1 junho 2019

Certificado de Curso: 10 coisas que o professor da Educação Infantil deve saber

Você, professor da Educação Infantil, precisa de certificados?

Temos certeza que a resposta é sim!

Antes de pensar em certificados é muito importante que se preocupe em realizar cursos de qualidade! #ficaadica

 

 

“É importante a vontade de aprimorar o conhecimento: Tudo é motivo para aprendizagem e crescimento. Nunca perca a curiosidade e a vontade de progredir, independente de sua idade.” (Perfect Liberty)

 

 

Com o amplo crescimento da procura por cursos de Pedagogia no Brasil, bem como o aumento das oportunidades no mercado para profissionais da Educação, é importante que tenhamos pessoas cada vez mais capacitadas e com diferentes habilidades.

 

São muitos os desafios que os Pedagogos vivenciam todos os dias em seu processo de formação continuada e receber certificado de curso de capacitação que sejam confiáveis registra a complementação da formação de qualidade!

 

Neste artigo, queremos tratar, literalmente, sobre os certificados.

 

Por isso, listamos 10 dicas super importantes para te ajudar a compreender todos os detalhes que você deve se atentar e não errar ao analisar o documento de conclusão de qualquer curso de capacitação que realizar!

 

 

CERTIFICADO DE 40 A 280 HORAS

Cursos rápidos com foco no dia-a-dia da escola.

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

 

Vamos lá!

 

 

1. O que é um certificado de curso?

 

Assim como o nome já diz, o certificado de curso é a forma de registrar de maneira formal e documentada, algum curso que a pessoa fez ou palestra/evento que participou. É um documento comprobatório emitido pelos realizadores ou organizadores.

Segundo a maioria dos dicionários, o termo “certificado” pode ser definido como:

 

“Documento oficial assinado por autoridade competente que atesta um fato: certificado de conclusão de curso.”

 

Ou

 

“Documento de garantia, por determinado prazo, contra defeitos de fabricação de produtos mecânicos, elétricos etc.: certificado de garantia.”

 

 

Realizar a certificação de um curso de formação continuada é algo sério, pois quem assina, está assumindo a responsabilidade sobre aquilo que afirma o documento, que geralmente, contém o nome do curso, quem promoveu e quem ministrou, a carga-horária, o aproveitamento obtido e tudo que foi desenvolvido no curso.

 

 

2. A certificação pode se tornar um problema?

 

Existem cursos, congressos, seminários e outros tipos de eventos que ocorrem várias atividades. Esses normalmente contam com um grande número de pessoas inscritas. Muitas vezes, o certificado precisa ser impresso, assinado para ser entregue no final ou ainda, deve ser enviado individualmente, por correios, após a realização.

 

Essa prática pode ocasionar alguns problemas como: erros, filas para entrega e retirada, esquecimento, extravio, e outros… Uma forma de minimizar a possibilidade de enfrentamento destes problemas é a utilização de certificação digital, com emissão, assinatura e entrega digital.

 

Digitalmente também é possível fechar negócios, emitir ou receber documentos, acessar ou disponibilizar informações sigilosas, diminuir processos burocráticos, entre outros. Tudo online!

 

Um problema que pode ocorrer, também, é o certificado de curso ser fraudado, clonado, falsificado ou ainda não contem o mínimo de informações necessárias para dar as informações e a credibilidade necessária para que seja aceito por bancas de concursos, empresas, universidades, escolas, secretarias de educação, etc. V

 

Você precisa estar atendo a todas as opções existentes para minimizar a ocorrência destes possíveis problemas.

 

 

 

3. Certificado de curso na era digital

 

Com os avanços da tecnologia e da era digital, tem se deixado de lado as assinaturas em canetas e papéis. Hoje, muitas dessas assinaturas são feitas diretamente da internet, de maneira mais prática, eficiente e segura.

 

Sabemos que digitalizar uma assinatura por meio de scanner pode ser perigoso e até ocorrer plágio, e por isso a assinatura digital é útil, documentando tudo que há em um certificado tradicional.

Ah! A certificação digital também é econômica e sustentável, pois se economiza papel, reduzindo custos e não prejudica o meio ambiente.

 

E tem mais… O certificado impresso também pode molhar, rasgar, perder… E pode ser necessário solicitar um novo documento. Uma trabalheira!

 

Você pode estar se perguntando:

E se eu receber online e imprimir, como evitar cair em fraudes e comprovar a autenticidade?

 

 

4. Como saber se o certificado de curso é válido?

 

Diferente do diploma, que diz respeito à comprovação de conclusão de um curso regular, como graduação ou pós-graduação: especialização, mestrado ou doutorado, o certificado de curso de capacitação atesta que o profissional participou de algum evento ou um curso livre, geralmente com tempo de duração menor que 360 horas.

 

Esses cursos podem trazer muito aprendizado e benefícios e para a sua formação profissional, até por que eles, normalmente, são complementares a sua formação!

 

Para verificar a validade de um certificado de curso de capacitação profissional ou formação continuada, você deve buscar informações sobre a instituição: se ela tem CNPJ, se a abrangência do trabalho dela inclui a realização de cursos e treinamentos, se ela possui endereço fixo, site, redes sociais, canais de atendimento e suporte, bem como se ela segue os critérios legais para oferta e certificação de cursos neste formato, os quais o MEC denomina de cursos livres.

 

 

5. Quais os benefícios de fazer um curso válido?

 

O primeiro benefício que você, estudante ou profissional, deve buscar é a formação de qualidade!

 

Procure sempre bons cursos, em temáticas que agreguem à sua prática no dia-a-dia da escola, pois a Educação Infantil é uma fase muito importante, e com cada vez mais formação, você pode contribuir significativamente na formação de nossas crianças.

 

É essencial que os profissionais da Educação Infantil sejam capacitados para atender as necessidades de aprendizagem e desenvolvimento integral das crianças, sabendo exatamente o que e como estão conduzindo o processo educacional de cada uma delas.

 

 

6. Benefícios de receber certificado de curso

 

Mas é claro que além de todo conhecimento que você pode obter na realização de um curso de capacitação profissional, ao finalizar todos os requisitos do curso, deve se preocupar em obter nota final com aproveitamento igual ou superior a 7,0%, pois este é o critério que as instituições sérias e de confiança utilizam para que você tenha direito a receber o certificado de conclusão.

 

De posse do seu certificado, você poderá utilizá-lo para vários fins, como: elevação de nível ou progressão na carreira, pontuação em concursos públicos e processos seletivos, bem como para horas acadêmicas complementares, para quem ainda estiver na graduação.

 

Sem contar o diferencial que você agrega ao seu currículo profissional, pois profissionais que investem em conhecimento podem ganhar grande destaque no mercado!

 

No vídeo a seguir, a Professora Erika Regiani bate um papo super bacana com  a Michelle Praxedes e a Renata Araújo, professoras que atuam na área da Educação Infantil e sabem exatamente sobre os desafios e possibilidades da profissão do Pedagogo no Brasil, e apontam a formação continuada como um fator que merece a nossa atenção. Confira!

 

 

 

 

7. O que deve conter no certificado de curso?

 

É comum recebermos certificados com informações incompletas, insuficientes para que sejam considerados válidos.

 

Normalmente, as informações que precisam estar disponíveis para comprovar a conclusão em um certificado de curso são:

 

  • Instituição de Ensino

  • Nome completo do participante

  • Nome do curso

  • Data

  • Carga-horária

  • Nome do docente/palestrante

  • Titulação do docente/palestrante

  • Nota final

  • Nome e assinatura da direção

  • Nome e assinatura da coordenação

  • Programa do curso

  • CNPJ

  • QR Code e/ou Código alfanumérico

 

 

8 Como saber se o certificado de curso é reconhecido

 

Antes de fazer a inscrição em um curso, você deve entender sobre o tipo e a modalidade a qual o curso pertence e quais critérios o MEC estabelece para que ele seja válido.

 

É comum as pessoas perguntarem sobre um curso ou certificado ser ou não ser reconhecido, contudo, “reconhecimento” é um termo utilizado pelo MEC para se referir à validade de cursos de graduação.

 

Os cursos de formação continuada, não são graduação!

 

Eles são cursos de capacitação profissional e se classificam na categoria de Cursos Livres, definida pelo MEC como modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar conhecimentos que permitam profissionalizar, qualificar e atualizar para o trabalho ou para atividades específicas.

 

Portanto, a instituição que oferta um Curso Livre, tem autonomia para definir a carga horária, disciplinas, tempo de duração, e não precisa ser reconhecida pelo MEC. Assim, a oferta e a emissão do certificado de curso não dependem de atos autorizativos por parte do MEC, como: credenciamento, autorização e reconhecimento de curso.

 

Para o certificado de curso ser válido em todo território nacional, a Instituição de Ensino deve cumprir todos os requisitos legais. Veja:

 

Os cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°, Portaria nº 008, de 25/06/2002 publicado no Diário Oficial – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002 e Deliberação CEE14/97 (Indicação CEE 14/97). Além disso, na Lei nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional a oferta de Curso Livre passou a integrar a modalidade de Educação Profissional.

 

As escolas que oferecem este tipo de curso têm direito de emitir certificado ao aluno e esses Certificados têm validade legal para diversos fins em todo território nacional.

 

 

9. O certificado de curso do Ênfase Educacional

 

Embora os cursos livres sejam isentos de fiscalização e reconhecimento pelo MEC, o Ênfase Educacional não dispensa o cumprimento rigoroso de critérios legais, acadêmicos e didático-pedagógicos.

 

Estamos no segmento de cursos e treinamentos e possuímos endereço fixo na cidade de Londrina, Estado do Paraná. Temos CNPJ ativo, ramo de atividade na área Educacional e plataforma de cursos adequada para EAD. Nossa responsável técnico-pedagógica é uma profissional mestre em Educação e o corpo docente é altamente qualificado.

 

Após finalizar as aulas, atividades e avaliação, se atingir a nota mínima 7,0, o certificado é gerado e disponibilizado online para impressão, pelo ambiente de curso. O certificado é emitido automaticamente pelo sistema, basta o cursista salvar o arquivo em PDF (frente e verso) e realizar a impressão.

 

Além disso, O certificado tem assinatura digital, código QR e código numérico para verificação eletrônica que pode ser feita via celular ou tablet com um leitor de QR CODE que identificará o código de registro, a originalidade e confiabilidade da emissão do documento. Outra forma de fazer a verificação é acessar o link e inserir o código registrado no certificado.

 

Nos nossos cursos , o prazo necessário para o cursista receber o certificado depende da disponibilidade de cursar, se pegar firme, em poucos dias conseguirá finalizar o curso e gerar o certificado.

 

 

Veja um exemplo:

 

 

Os cursos são flexíveis e a plataforma fica disponível ao cursista, no máximo 12 meses por curso, a contar da data de efetivação da inscrição.

 

Nossos certificados têm sido aceitos em todos os estados do Brasil, seja para prova de títulos, elevação de nível, pontuação em concursos e também para horas acadêmicas complementares.

 

 

10. Não compre certificado de curso!

 

Embora, no mercado exista várias opções de ofertas que envolvem a venda de certificados, essa não é uma prática recomendada!

 

Além de ser ilegal, geralmente, empresas ou instituições que “doam” cursos e cobram pela emissão e despacho do certificado, não estão preocupadas com a qualidade da sua formação.

 

Temos visto algumas ofertas de “cursos” em arquivos PDF, que nada mais são do que cópias de materiais já disponíveis gratuitamente na internet. Esta prática procura disfarçar o comércio ilegal de certificações e pode gerar transtornos e desgastes desnecessários para você, sua escola e consequentemente, seus alunos.

 

É inaceitável um profissional da educação que entrega certificados para comprovar formações que não realizou, pois usou a prática do “pagou e levou”…

 

Nossa instituição entrega conteúdo de qualidade em videoaulas produzidas pela nossa equipe a partir de muito trabalho, estudo e dúvidas que são enviadas todos os dias pelos nossos seguidores e alunos. Os materiais em PDF, links, filmes, artigos, e outros que disponibilizamos nos cursos são complementares e agregam ainda mais valor à formação.

 

Aqui no Ênfase Educacional, o certificado de curso é um direito de quem conclui os estudos! Não cobramos nenhuma taxa adicional para emitir o certificado. O investimento é feito pelo cursista apenas para aquisição de cada curso. Mais detalhes acesse aqui!

 

 

Precisando de cursos de capacitação e certificados válidos?

Aprimorar o conhecimento nunca é demais e aqui você tem uma instituição em que pode confiar!

 

 

CURSOS COM CERTIFICADOS 

Formação continuada com foco na prática docente

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

 

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

Em nossos cursos, você, professor de Educação Infantil, pode aprender novos conteúdos, aprimorar suas práticas pedagógicas e obter diversos certificados.

 

 

 

ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS

 

Fale pelo WhatsApp com o Ênfase Educacional Contato no site com o Ênfase Educacional Facebook Ênfase Educacional
You Tube Ênfase Educacional Instagram Ênfase Educacional Twitter Ênfase Educacional

 

 

 

Posts Populares