Blog

24 março 2016

Coruja da Páscoa, o que trazes pra mim?

Afinal, qual a relação entre Coruja e Páscoa?

 

CORUJA
A Coruja simboliza inteligência, sabedoria, reflexão, conhecimento, e tem a capacidade de ouvir e enxergar o seu entorno através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem.

 

A Coruja tem a particularidade de conseguir girar o pescoço em até 270º para observar algo ao seu redor, permanecendo com o resto do corpo sem o menor movimento. A grande capacidade de visão e audição torna as Corujas exímias caçadoras.

 

Na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria, tinha a Corujas como símbolo. Os gregos consideravam a noite o momento propício para o pensamento filosófico. Pela sua característica de animal notívago (noturno), era vista pelos gregos como símbolo da busca pelo conhecimento. Havia uma tradição que dizia que quem come carne de Coruja adquire seus dons de previsão e clarividências, mostrando poderes divinatórios.

 

Enquanto todos dormem a Coruja fica acordada, com os olhos arregalados, vigilante e atenta aos barulhos da noite. Por isso, representa para muitas culturas uma poderosa e profunda conhecedora do oculto.

 

E é por tudo isso que a Equipe do Ênfase Educacional escolheu a  Coruja como sua mascote oficial.

 

Ela também é escolhida como mascote dos escoteiros e dos cursos universitários de Filosofia, Pedagogia e Letras.

 

O termo “Coruja” também é aplicado ao pai ou a mãe que ressalta com um certo exagero as qualidades dos filhos. É extensivo a outros familiares como tios, avós e outros.

 

PÁSCOA
Páscoa é uma importante celebração da igreja cristã em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo.

 

De acordo com o calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa. As comemorações referentes à Páscoa começam na “Sexta Feira Santa”, onde é celebrada a crucificação de Jesus, terminando no “Domingo de Páscoa”, que celebra a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos seus discípulos.

 

O dia da Páscoa foi estabelecido por decreto do Primeiro Concílio de Niceia (ano de 325 d.C), devendo ser celebrado sempre ao domingo após a primeira lua cheia do equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul). A Páscoa é classificada como uma festa móvel, assim como todas as demais festividades que estão relacionadas a esta data, como o Carnaval, por exemplo. A comemoração da Páscoa, no entanto, costuma ser entre os dias 22 de março a 25 de abril.

 

A Páscoa é comemorada em vários países, principalmente aqueles com fortes influências do cristianismo. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. Etimologicamente, o termo Páscoa se originou a partir do latim Pascha, que por sua vez, deriva do hebraico Pessach / Pesach, que significa “a passagem”.

 

Para os judeus, a Páscoa (Pessach ou Pesach) é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu do cativeiro no Egito, aproximadamente em 1280 a.C. As festividades começavam na tarde do dia 14 do mês lunar de Nisan. Era servida uma refeição semelhante a que os hebreus fizeram ao sair apressadamente do Egito (o Sêder de Pessach).

 

A Páscoa é recheada de símbolos representativos, assim como quase todas as celebrações religiosas. A maioria destes símbolos, no entanto, foram sincretizados pela igreja a partir de costumes e rituais pagãos ou de outras religiões.

 

O coelho da Páscoa, por exemplo, se tornou um dos principais símbolos desta festividade em referência as comemorações feitas pelos povos antigos durante o começo da primavera. Acreditava-se que o coelho era a representatividade da fertilidade e do ressurgimento da vida.

 

O ovo também é um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes a passagem para uma vida feliz. A partir deste costume, surgiram os primeiros Ovos de Páscoa.

 

 

No mês de março o Ênfase Educacional realizou a Promoção Coruja da Páscoa, o que trazes pra mim?, que teve como objetivo agradecer e desejar uma boa passagem pascoal aos nossos fiéis amigos e seguidores que reconhecem a importância do conhecimento para o aprimoramento profissional e que a cada dia ajudam a aumentar a nossa grande família.

 

 

Coruja Ênfase

 

 

 

A nossa promoção teve início no dia 08/03/2016 e o encerramento foi 24/03/2016, data em que realizamos o sorteio e divulgamos o resultado em postagem na Página do Ênfase Educacional no Facebook.

 

O Ganhador foi o Filipe Pachêco, jovem rapaz, de 25 anos de idade, que veio de Fortaleza/CE para Londrina/PR em busca de do seu objetivo de formação na área da aviação. Ele foi contemplado com 01 (um) Kit Coruja da Páscoa, composto com 2 (duas) Garrafas com canudo e Chocolates Trufados Sortidos da Cacau Show. Uma das Garrafas será destinada a amiga Debora Tiemi Okuzono que ele marcou no comentário do post da promoção. Parabéns!

 

E atenção pessoal, em breve a próxima promoção!

 

 

FORTE ABRAÇO E FELIZ PÁSCOA!
Da Família Ênfase Educacional

 

 

Posts Populares