Blog

1 abril 2016

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é 2 de Abril

 

A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

 

Dia do Autismo no Brasil

 

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença. Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

 

 

 

 

 

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA ou “Transtornos Globais do Desenvolvimento” – TGD.

 

 

Os principais sintomas do autismo são:

. Fobias

. Agressividade

. Dificuldades de aprendizagem

. Dificuldades de relacionamento

 

 

 

O autismo é único para cada pessoa.

 

 

O Ênfase Educacional apoia esta Campanha de Conscientização, e por isso, durante todo o mês de abril traremos para os nossos leitores: notícias, informações, entrevistas, depoimentos e dicas sobre o Autismo, com a participação especial do Vitor José Caper Piassa, um jovem londrinense de 19 anos, que, quando pequeno, foi diagnosticado com a Síndrome de Asperger, uma classificação que faz parte do grupo do Autismo.

 

 

Vitor José Caper Piassa WS - Computador

 Fonte: Arquivos Ênfase Educacional

 

Conheceremos mais sobre o Autismo e a história do Vítor, desde como foi a sua infância, o processo do diagnóstico e tratamento, a vida escolar e familiar,  detalhes da rotina deste rapaz tão especial que adora livros, é apaixonado por jogos de computadores, e está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

 

Fique ligado!

 

Grande abraço da Equipe Ênfase Educacional!

 

 

Posts Populares