Blog

1 abril 2020

10 dicas para educação de crianças pequenas durante a quarentena

Estamos em quarentena, e agora?

Mesmo com o distanciamento social e consequente suspensão do atendimento presencial nas escolas e centros de educação infantil, o desenvolvimento infantil não para, mesmo longe a criança continua a aprender, crescer e se desenvolver.

 

Mas temos um “problemão”, as famílias não são obrigadas a ter as “manias” de professoras.

 

Como nós professores devemos agir e orientar as famílias?

Por isso quando nós professores temos que nos adaptar e mandar material para as famílias, precisamos adequar as práticas para o que é possível, de fato, fazer em casa.

Precisamos recuperar o tempo das relações humanas, da família, da alegria.  Precisamos, portanto, trabalhar para ajudar as famílias e ao mesmo tempo ensinar sobre o mundo.

Sabemos que algumas instituições estão acessando plataformas, usando aplicativos como o Google  Classroom, What’s up  entre outras, mas não importa a estrutura técnica, o mais importante é o que ensinar na Educação Infantil se estamos tão distantes?

 

Por isso, neste post, vamos trazer

10 dicas infalíveis para facilitar a vida de professores e familiares com a educação de crianças pequenas durante o tempo de distanciamento social.

 

Vamos lá!

 

DICA 1: Não procurar cabelo em casca de ovo!

Todas as atividades e práticas devem ser fáceis e possíveis de se realizarem. Não adianta achar que os pais e familiares vão dar conta de entender propostas complexas. Opte por leituras divertidas, registros por meio de desenho, tintas naturais com tempero… coisas que as pessoas possam ter em casa!

 

DICA 2: Ensinar! 

Mais do ensinar os conhecimentos curriculares, este momento dá a possibilidade de ensinar aos pais a realizarem práticas que foram sendo esquecidas ao longo do tempo e da correria do dia a dia, então, ensinar aqui significa ensinar a passar tempo de qualidade e educativo com as crianças.

Mesmo com as práticas direcionadas para as crianças, o conhecimento a ser proposto vai passar pelos pais das crianças, por isso aproveite esse momento para ajudar os pais a relembrarem de práticas de comunhão com a família, fazer uma culinária, um jogo das antigas que os pais brincavam quando criança e devem ensinar para as crianças, e por ai conta a imaginação, criatividade e possibilidade!

 

DICA 3: Conte e reconte histórias!

Vamos usar a literatura infantil nosso favor. As crianças adoram (e os adultos também)!

Proponha histórias e peça para as crianças recontarem com a família.

No vídeo a seguir, a profa. Renata explica como fazer isso!

 

 

 

SE VOCÊ ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esse curso é para você!

Curso rápido com Certificado de 40 horas

LITERATURA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

 

 

 

DICA 4: Tempo! 

O tempo durante aulas remotas, ou com a lógica de distanciamento social, temos que entender que o tempo se torna extremamente relativo, o de professores e o da família!

É muito difícil e sofrido para ambos tentar adequar o tempo de escola nas práticas a serem realizadas em casa, por isso faça o possível para flexibilizar esse tempo.

Isso significa que algumas famílias, as vezes com mais de uma criança, terão tempo a noite para ajudar nas práticas, outras a tarde e outras de manhã, tudo depende de como a lógica e a organização da casa está.

Se as professoras estão trabalhando somente de manhã, mas alguns pais só podem responder a noite, tudo bem, deixe a primeira hora do atendimento só para responder e atender o que foi feito em horários alternativos!

O importante é não criar situações ainda mais estressantes e difíceis para as crianças e seus familiares.

Já imaginou ter um computador na casa, pai e mãe em home office e 2 crianças, para exemplificar poucas crianças, precisando participar das aulas?

É tempo de buscar maneiras de manter a rotina e ao mesmo tempo criar possibilidades!

 

DICA 5:  Crie momentos de incentivar e criar um espaço de motivação para as atividades!

Pedir para os pais relatarem para os filhos o que mais gostam em seus pais, e os pais o que mais gostam em seus filhos.

Qual a lembrança mais emocionante da vida da criança para que ela conte para os pais e registrem essa experiência com desenhos e escrita simples.

Estimular os pais e as crianças a contar a história deles uns para os outros e se divertirem com isso.

Além de ensinar história, ajudamos as famílias a se lembrarem de coisas boas mesmo em tempo que assustam.

 

CURSOS COM CERTIFICADOS 

Formação continuada com foco na prática docente

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

 

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

DICA 6: Construa brinquedos com as crianças

Aproveite os materiais que tiver em casa e solte a imaginação. Divirtam-se enquanto escolhem os materiais, montam o brinquedo e soltem a imaginação ao brincar.

No vídeo a seguir, a profa. Erika dá dicas de briquedos que podem ser feitos com garrafas pet.

 

 

DICA 7: Massagem!

Se não podemos ter contato com todo mundo, pelo menos as pessoas que moram junto podem aproveitar o momento para cuidar um do outro.

Proponha práticas de cuidado, crianças a fazerem massagem nos pais, mesmo que somente apertar as costas e pais a massagearem os filhos para que eles descansem a prendam as partes do corpo.

Essa é uma prática realizada especialmente em bebês, enquanto massageiam as crianças nomeiam as partes do corpo. Os pais podem e devem também ensinar a importância do corpo e que ninguém deve machucar este corpo.

 

DICA 8: Culinária é sempre uma delícia!

Mesmo que um arroz ou um feijão com a ajuda da família, ora, quantos grãos de feijão não estavam bons para o consumo ao serem separados?

Quantas xícaras de arroz são preparadas, como faz gelatina?

Anotar ou desenhar uma receita e bora comer!

Práticas com alimentos são muito bem vistas e educativas, ensinam matemática, leitura e escrita, integram a família e promovem a sensação de pertencimento da criança.

 

DICA 9: Cantem, dancem e divirtam-se!

A musicalização é fundamental para o  desenvolvimento da criança.

Veja só a explicação da profa. Michelle sobre isso e tenha ideias incríveis do que fazer.

 

 

DICA 10: Proteção

Ensine como se proteger do corona vírus, peça práticas, faça jogos e brincadeiras, peça para a família, vídeos e histórias que já podem ser retiradas da internet.

 

 

E.. para terminar

Se o momento não é o mais apropriado para estarmos juntos, pode ser o momento perfeito para ajudarmos a valorizar a família, as relações e as professoras, mas para isso é preciso entender as famílias e ao mesmo tempo valorizar o trabalho docente.

Se não podemos fazer o que estamos acostumados, que transformemos esse tempo em oportunidades.

 

 

Você quer saber se capacitar para aprimorar sua prática docente na Educação Infantil e ainda receber certificados válidos em todo Brasil?

CLICA AQUI  e confere os materiais preparados especialmente para o Projeto Descomplica Professor.

 Ou então, quer conhecer a lista dos nossos cursos que visam capacitar profissionais da Educação Infantil? Acesse AQUI e fique por dentro!

 

Olha a opinião de quem nos conhece

Cursos rápidos com foco no dia-a-dia da escola.

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

 

ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Conhece nosso Canal no YouTube?

Vem com a gente! Já somos mais de 50 mil professores por lá!

Temos semanalmente vídeos novos para profissionais da Educação Infantil. Para se inscrever gratuitamente e ficar por dentro dos assuntos mais discutidos na área, acesse o link.

 

Twitter Ênfase Educacional You Tube Ênfase Educacional Instagram Ênfase Educacional Facebook Ênfase Educacional Contato no site com o Ênfase Educacional Fale pelo WhatsApp com o Ênfase Educacional

 

Um abraço e até o próximo post!

Posts Populares