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1 junho 2020

20 filmes que todo educador deve assistir!

Você com certeza já parou para pensar que os filmes podem nos trazer ótimas reflexões de forma mais rápida que fazer a leitura de um livro.

 

Como, por vezes, teorias são mais difíceis de serem assimiladas, resolvemos sugerir alguns títulos de filmes para vocês assistirem. Quando buscamos por algo pontual, por exemplos situações e experiências, ou até mesmo uma maneira mais rápida de aprender, os filmes são uma ótima opção.

 

Não pense que são somente filmes antigos. Boa parte deles é mais atual e todos que gostam de bons filmes vão gostar.

 

Além de trazer momentos de inspiração, distração e entretenimento, alguns filmes tem o poder de nos fazer refletir sobre o trabalho, vida pessoal, o mundo e nosso papel diante de tudo isso.

 

E por isso, hoje nós aqui do Ênfase Educacional, selecionamos os 20 filmes mais incríveis que trabalham temas da Área Educacional, e que você, educador, não pode deixar de assistir.

 

 

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20 DICAS DE FILMES PARA PENSAR E REPENSAR A EDUCAÇÃO

 

Os filmes selecionados são sobre o papel do professor, do aluno, dos pais e do sistema de ensino como um todo. Trazem reflexões e servem de dicas para:

 

  • Atividades acadêmicas e complementação teórica;

  • Entendimento de comportamentos e práticas em sala;

  • Análises e reflexões sobre a história e a sociedade;

 

Então marque na agenda o seu melhor final de semana, estoure aquela pipoquinha deliciosa e venha maratonar com a gente os filmes que mais interessarem! Vamos à lista?

 

1 – A EDUCAÇÃO DA PEQUENA ÁRVORE

Ano: 1997

País: EUA

Gênero: Drama, Família

Direção: Richard Friedenberg

Duração: 110 minutos

Classificação: Livre para todos os públicos.

 

Sinopse: História de um menino que está crescendo e, como qualquer ser humano, procura seu lugar no mundo. Mas crescer, em qualquer época e sob qualquer circunstância, dói. Para Pequena Árvore, um menino Cherokee – de uma tribo indígena dos Estados Unidos – de oito anos, essa tarefa não será nada fácil. Sua vida numa árida cidade mineradora, durante a Depressão americana década de 30, oferece-lhe poucos prazeres.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • O filme tem uma excelente temática educacional na abordagem colonialista da história dos índios.
  • Podemos identificar tantos temas recorrentes na sociedade atual, como a educação, o preconceito, e a discriminação ética-racial.
  • Além de compreender a história e como esses temas eram recorrentes desde a época da colonização do ‘homem branco’ nas terras indígenas da América.
  • O filme inspira tranquilidade e pode ser classificado como uma metáfora em busca da liberdade. Mostra de forma leve a procura do menino pelo seu lugar no mundo e como ele tem que enfrentar esses problemas que já existiam e são atuais até hoje na sociedade.

 

 

2 – A ÚLTIMA GRANDE LIÇÃO

Ano: 1999

País: EUA

Gênero: Drama

Direção: Mick Jackson

Duração: 89 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Sinopse: Mitch (Hank Azaria), um importante comentarista esportivo, ignora sua vida pessoal e deixa de aproveitar momentos valiosos da vida por conta do trabalho. Uma das principais figuras de sua vida foi Morrie (Jack Lemmon), seu professor da universidade e um famoso acadêmico. Quando Mitch descobre que seu antigo mentor está morrendo por conta de uma grave doença, passa a visitá-lo todas as semanas. É a chance de Morrie dar sua última lição: ensinar a viver.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • A história mostra o relato de uma amizade sincera entre um professor e um ex-aluno, que o tem como base de admiração e inspiração.
  • Com a morte do professor após os últimos encontros entre eles, o filme traz uma reflexão sobre o que podemos aprender com a morte de alguém que admiramos e amamos.
  • Uma das grandes lições é que nos mostra como necessário é que os profissionais da educação saibam identificar as necessidades urgentes de seus alunos e tenham a sensibilidade da melhor forma de ensiná-las e até trocar experiências.

 

 

3 – ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Ano: 2008

País: França

Gênero: Drama

Direção: Laurent Cantet

Duração: 128 minutos

Classificação: Livre

 

Sinopse: François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • O filme retrata o dia a dia dos professores e alunos na escola, mostrando diversos problemas enfrentados durante o ano letivo.
  • Traz-nos uma reflexão sobre a importância do trabalho mútuo do corpo docente e o incentivo de bons estímulos e ensinamentos aos seus alunos.
  • Embora a história se passe há anos atrás, pode se identificar que a realidade e os problemas enfrentados no filme não são muito diferentes dos atuais.
  • Entender esses problemas e desenvolver práticas para enfrenta-los deve ser objetivo de todos, pois o processo educacional só será bem-sucedido quando houver o respeito mútuo.
  • Os professores precisam se esforçar em seu trabalho, atender as necessidades de seus alunos e passar uma boa base para enfrentar o mundo.

 

 

4 – GÊNIO INDOMÁVEL

Ano: 1997

País: EUA

Gênero: Drama

Direção: Gus Van Sant

Duração: 126 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Sinopse: Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia. Mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • O filme traz uma boa reflexão sobre como os professores devem lidar com os alunos deficientes, que contam com necessidades especiais e até os superdotados, que é o caso tratado no filme.
  • Também nos mostra a importância da terapia, do reconhecimento de que todos precisamos de ajuda e o esforço deve ser mútuo para que obtenhamos sucesso em nossas atividades.

 

 

5 – ESCOLA DA VIDA

Ano: 2005

País: Canadá e EUA

Gênero: Drama, Comédia, Esporte, Família

Direção: William Dear

Duração: 111 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Sinopse: O Sr. D. (Ryan Reynolds) é o novo professor da cidade, ele é bonito, simpático e adorado por todos os alunos da Escola Fallbrook Middle. Ele também faz sucesso com os colegas mestres, com exceção de Matt Warner (David Paymer), o professor de biologia do colégio. Werner está determinado a ganhar o Prêmio de Professor do Ano, mas teme perder sua chance para o novo, e admirado, educador.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • O filme mostra e relata como é importante que os professores utilizem metodologias e técnicas que despertem o interesse de seus alunos.
  • Mostra o dia a dia de um professor que sabe aplicar aulas dinâmicas, interessantes e inovadoras, fazendo com que os alunos se envolvam e participem delas.
  • O medo de perder o prêmio de professor do ano, faz o antigo professor ver no Sr. D um exemplo a ser seguido e começa a adotar as mesmas técnicas inovadoras em suas aulas para tentar obter o mesmo sucesso.
  • Concluindo assim que o método de aulas dinâmicas, interessantes e inovadoras é eficiente para a participação dos alunos e sucesso mutuo no âmbito escolar.

 

 

6 – CRIANÇAS INVISÍVEIS

Ano: 2005

País: França e Itália

Gênero: Drama e Música

Direção: Emir Kusturica, John Woo, Jordan Scott, Kátia Lund, Mehdi Charef, Ridley Scott, Spike Lee, Stefano Veneruso

Duração: 124 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos.

 

Sinopse: Seja coletando sucata nas ruas de São Paulo ou roubando para viver em Nápoles e no interior da Sérvia, o filme mostra vários pequenos filmes protagonizados por personagens infantis que lidam com uma dura realidade, na qual crescer muito cedo acaba sendo a única saída.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • O filme traz relatos de diferentes países, com realidades diferentes e histórias que demonstram como as crianças vivem e como é a Área Educacional em cada um deles.
  • Demonstrando assim que realmente há uma negligência e descaso com as crianças, e isso é preocupante, pois são elas que representarão o nosso futuro.
  • Pode- se identificar como um filme de denúncia e reflexão, pois o sistema prefere deixar as crianças invisíveis a tomar atitudes contra a impunidade, a corrupção e os diversos problemas que nos cercam.
  • Concluindo que se houvesse uma busca para resolvê-los, poderia mudar o futuro de muitas crianças.

 

 

7 – A INVENÇÃO DA INFÂNCIA

Ano: 2000

País: Brasil

Gênero: Documentário

Direção: Liliana Sulzbach

Duração: 26 minutos

Classificação: Livre.

 

Sinopse: Ser criança não significa ter infância. “A invenção da infância”, um curta-metragem dirigido por Liliana Sulzback, também responsável pelo roteiro e, ao lado de Mônica Schmiedt, pela produção executiva, recebeu 15 prêmios no Brasil e exterior. Seguindo um estilo de documentário, o filme contempla diversos depoimentos com o intuito de retratar um desequilíbrio existente e que abala o conceito de infância em diferentes âmbitos, em um mesmo país.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • Reproduzindo o lema que ‘Ser criança não significa ter infância’, o filme mostra diversos problemas enfrentados pela criança a impede de ter uma infância saudável, prazerosa e até que aprendam valores que os tornem grandes adultos e cidadãos.
  • A reflexão que o filme passa é sobre a necessidade de estarmos atentos nos problemas que as nossas crianças enfrentam, e saibamos valorizar, de forma que não tragam consequências ruins para os adultos que elas se tornarão.

 

 

8 – ALÉM DA SALA DE AULA

Ano: 2011

País: EUA

Gênero: Drama

Direção: Jeff Bleckner

Duração: 95 minutos

Classificação: Livre.

 

Sinopse: Uma professora de primeira viagem com 24 anos de idade supera seus medos e preconceitos iniciais em lecionar para crianças de rua em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • Um filme que sem dúvida retrata a realidade de muitos professores.
  • É uma história real inspirada na vida de Stacey Bass, uma famosa palestrante americana.
  • Pode ajudar muitos professores a desenvolverem maneiras de enfrentar os medos em reação ao ambiente escolar e os problemas que enfrentam e enfrentarão.
  • O desenvolvimento de novas habilidades nos Profissionais da Educação pode ajudar com que façam diferença na vida de seus alunos.
  • Tem como intuito mostrar e trazer incentivo para os nossos desafios do dia a dia, que muitas vezes não correspondem a aquilo que esperávamos, mas é necessário dedicação para que sejam feitos com amor e eficiência. Trazendo assim bons frutos.

 

 

9 – A EDUCAÇÃO PROIBIDA

Ano: 2012

País: Argentina

Gênero: Documentário

Direção: Germán Doin, Verónica Guzzo

Duração: 120 minutos

Classificação: Livre.

 

Sinopse: Este documentário produzido no ano de 2012 questiona a escolarização moderna e propõe um novo modelo educativo. O atual sistema “Prussiano” originado do padrão militar de educação da Prússia, no século 18, tem como objetivo gerar uma massa de pessoas obedientes e competitivas, com disposição para guerrear. Este documentário é o resultado de mais de 90 entrevistas realizadas em 8 países através de 45 experiências educativas não convencionais e um total de 704 coprodutores. Um projeto completamente independente de uma magnitude sem precedentes, o que explica a necessidade latente para o crescimento e o surgimento de novas formas de educação.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • O filme nos traz alguns elementos que nos ajudam a refletir sobre os fundamentos da educação e sua importância para a formação sócio histórica da humanidade.
  • Destaca também a importância do educador no processo de construção de uma sociedade. Para que sejam valorizadas a realidade dos sujeitos e a busca para educar por uma sociedade mais justa.
  • A reflexão final é sobre o poder que o conhecimento carrega e como ele pode ser libertador para a sociedade.

 

 

10 – MR. HOLLAND: ADORÁVEL PROFESSOR

Ano: 1995

País: EUA

Gênero: Drama e Música

Direção: Stephen Herek

Duração: 143 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Sinopse: Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compor uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • É um filme com uma narrativa encantadora e que nos ensina muito.
  • Retrata uma relação linda tanto de professor e aluno, como de pai e filho.
  • Um músico que decide ser professor por necessidades mais urgentes e conhece diversos problemas no âmbito escolar, como a falta de interesse dos alunos e também a dificuldade de professores em lecionarem para seus alunos de maneira interessante e atrativa.
  • A reflexão final é sobre a importância da atenção que uma criança surda precisa, como assistência da família e aceitação, para que ela se sinta e seja realmente incluída na sociedade. Conseguindo destacar o seu lugar no mundo.
  • Como também o papel fundamental do professor em desenvolver aulas que tenham resultados efetivos para o aprendizado de seus alunos.

 

 

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11 – A CORRENTE DO BEM

Ano: 2000

País: EUA

Gênero: Drama

Direção: Mimi Leder

Duração: 123 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos.

 

Sinopse: A Corrente do Bem conta a história de um jovem que crê ser possível mudar o mundo a partir da ação voluntária de cada um. A direção é de Miini Leder (Impacto Profundo e O Pacificador). O professor de Estudos Sociais Eugene Simonet (Kevin Spacey, vencedor do Oscar de Melhor Ator por Beleza Americana) não espera que a turma da 7.ª série deste ano seja diferente das anteriores. Por isso, ele sugere o mesmo trabalho de sempre no primeiro dia de aula, sem maiores expectativas quanto aos resultados: os alunos têm de pensar num jeito de mudar nosso mundo e colocar isso em prática. Mas o garoto Trevor Mckinney (Haley Joel Osment, indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por O Sexto Sentido e protagonista de A.I. – Inteligência Artificial, o próximo lançamento de Steven Spielberg) resolve levar o trabalho a sério. Aos 11 anos, ele mora num bairro de classe operária de Las Vegas com a mãe, Arlene (Helen Hunt, vencedora do Oscar de Melhor Atriz por Melhor é Impossível), que trabalha à noite como garçonete numa boate de strip tease, de dia, num cassino e tem pouco tempo para ele. O pai (o músico Jon Bon Jovi, que fez a ótima trilha musical de Jovem Demais Para Morrer), então, raramente aparece. A paixão do professor Eugene inspira Trevor, que cria a corrente do bem.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • A corrente do bem é um filme que nos faz olhar para o mundo ao nosso redor como protagonista.
  • Destaca também a importância de que tentemos cumprir a nossa missão em vida, de fazer o bem e dar um bom exemplo as pessoas.
  • Colocando a ideia de que é possível criar uma ‘corrente do bem’.
  • Podemos tirar como reflexão como pode ser eficiente que os profissionais da área educacional incentivem os seus alunos a desenvolverem práticas como o respeito e o amor ao próximo.

 

 

12 – 1492: A CONQUISTA DO PARAÍSO

Ano: 1992

País: França e Espanha

Gênero: Drama, História, Aventura e Biografia

Direção: Laurent Cantet

Duração: 154 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos.

 

Sinopse: O filme mostra vinte anos da vida de Cristóvão Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento da América, o comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua velhice.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • O filme nos traz um amplo contexto histórico sobre a colonização da América Latina pelos Europeus e a ocupação das terras dos índios.
  • E até como foi o primeiro contato de Cristóvão Colombo com os índios, nos mostrando o que ocorreu realmente no período da descoberta, de maneira interessante e educativa.

 

 

13 – A COR PÚRPURA

Ano: 1985

País: EUA

Gênero: Drama

Direção: Steven Spielberg

Duração: 154 minutos

Classificação: Livre.

 

Sinopse: Georgia, 1906. Em uma pequena cidade, Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de se tornar infértil, Celie imediatamente é separada dos filhos e da sua única amiga: a irmã Nettie (Akosua Busia). A garota é vendida para “Mister” (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provém por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de Blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie, missionária na África. Contudo, o casamento forçado com Mister permite que ela entre em contato com Sofia (Oprah Winfrey), que é esposa de Harpo (Willard E. Pugh), e com Shug Avery, o que dá forças à protagonista para que ela possa seguir em frente com sua vida.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • O filme nos traz uma grande reflexão educacional sobre o preconceito e as dificuldades que as minorias e classes marginalizadas enfrentam na conquista do seu lugar no mundo no dia a dia.
  • Mostra-nos também como uma sociedade opressora reage a pessoas que tentam romper os estereótipos em que somos criados.
  • São retratadas no filme, algumas situações em que são quebrados paradigmas e preconceitos, e as minorias entram em destaque por seu talento.

 

 

14 – APROVADOS

Ano: 2006

País: EUA

Gênero: Comédia

Direção: Steve Pink

Duração: 93 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Sinopse: Bartleby Gaines (Justin Long) não é aprovado em nenhuma universidade e, para evitar a decepção dos pais, inventa um convite do fictício South Harmon Institute of Technology (S.H.I.T.). Seus amigos igualmente recusados também fazem uso da criação, mas a coisa fica séria quando os responsáveis passam a exigir maiores informações sobre o instituto. Determinado a levar a farsa adiante, o grupo se apropria de uma clínica abandonada, que logo é invadida por dezenas de estudantes reprovados.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • Além de uma ótima comédia e entretenimento, o filme nos traz também algumas lições sobre empreendedorismo. Colocando algumas características básicas do empreendedor de sucesso como:

– Saber identificar as necessidades tanto empresariais quanto dos clientes;

– Saber as melhores soluções para o sucesso de novas invenções;

– Não ter medo de correr riscos e se desafiar; e

– Surpreender concorrências e até expandir novas visões de mundo.

  • A principal reflexão é que o empreendedor precisa ter coragem em suas atitudes para enfrentar o mundo, pois só errando e arriscando é que podemos aprender lições e vivenciar novas experiências.

 

 

15 – A CASA DAS SETE MULHERES

Ano: 2003

País: Brasil

Gênero: Drama, História, Guerra, Nacional e Romance

Direção: Jayme Monjardim e Marcos Schechtmann

Duração: 2295 minutos – série

Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Sinopse: No sul do Brasil de 1835, ocorre a Revolução Farroupilha. É nesse cenário que a trama se desenvolve contemplando as perspectivas e vidas de sete mulheres da família do líder dos farrapos, Bento Gonçalves (Werner Schunemann). As vidas de Manuela, Caetana, Rosário, Mariana, María, Perpétua e Ana Joaquina se entrelaçam na dor e no tempo que vivem. Cada uma dessas sete mulheres conheceu e viveu o amor e a dor de maneiras e formas distintas, possuindo em comum o fato de compartilharem da mesma fé e da mesma esperança de dias melhores e felizes a todos.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • É uma série melancólica que traz uma narrativa interessante, que nos desperta curiosidade e nos prende.
  • Podemos aprender muito sobre contextos históricos que ocorreram no Brasil como a independência, a república e a liberdade da escravidão.
  • A série nos revela quem foram os heróis e heroínas da revolução farroupilha, a origem do nome e o que aconteceu dentro e fora dos campos de batalha.
  • As vidas das sete mulheres envolvidas na trama nos ensinam alguns pontos sociais e culturais e mostram a busca e esperança por dias melhores e felizes a todos.

 

 

16 – 28 DIAS

Ano: 2000

País: EUA

Gênero: Drama

Direção: Betty Thomas

Duração: 103 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Sinopse: Gwen Cummings (Sandra Bullock) é uma jornalista de sucesso em Nova York, presença frequente nas festas, que adora uma badalação! O problema é que ela nunca sabe a hora de parar. Quando Gwen pega a limusine do casamento da irmã (Elizabeth Perkins) e acaba arrebentando a varanda da casa de alguém, a vida selvagem que ela divide com o namorado Jasper (Dominic West) chega a um ponto insuportável. Dando um tempo de 28 dias num centro de reabilitação, ela encontra uma série impensável de regras (nada de telefone celular!) e estranhos rituais, como cantar e (argh!) falar de seus sentimentos. Juntando-se a um grupo excêntrico em reabilitação, liderado pelo inimitável Cornell (Steve Buscemi), Gwen embarca numa emocionante e hilariante busca da recuperação, onde aprende que a vida não é uma festa e que a facilidade está dentro dela mesma.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • A principal mensagem do filme é que precisamos saber reconhecer nossos limites e problemas para que a partir desse reconhecimento possamos buscar mudanças e superar as nossas próprias dificuldades.
  • Aborda temas importantes como a inclusão e preconceito, nos mostrando que é preciso reconhecer as diferenças para que saibamos lidar com elas.

 

 

17 – A CULPA É DO FIDEL

Ano: 2006

País: França e Espanha

Gênero: Drama e História

Direção: Laurent Cantet

Duração: 99 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Sinopse: A pequena parisiense Anna, de 9 anos, vive confortavelmente em uma família de classe média-alta, estudando em um tradicional colégio e com uma babá cubana que cuida dela como se fosse sua própria neta. Quando o tio da menina, um comunista convicto, é preso e morto, as coisas começam a mudar na casa, principalmente depois dos pais dela passarem uma temporada no Chile, onde Salvador Allende acaba de atingir o poder. Assustada com os rumos da situação, a babá alerta Anna sobre os perigos do comunismo e diz que para tudo, A Culpa é do Fidel. Logo, a empregada é demitida e a família vai morar em uma casa menor, com a presença constante de pessoas estranhas, quase sempre homens barbudos. As mudanças constantes na vida de Anna a deixam insegura, mas, com o tempo, ela vai descobrindo as vantagens de sua nova realidade.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • O filme A culpa é de Fidel é interessante para Área Educacional, pois retrata como a criança reage nas etapas mais importantes de sua formação. Retratando a descoberta de ideias, da moral e da ética.
  • Passa como mensagem também que não há uma verdade absoluta e que a resposta daquilo que procuramos para nos encontrar não está nos outros, mas em nós mesmos e nas experiências que trilhamos no nosso próprio caminho.
  • É um raro filme protagonizado por crianças com um resultado autêntico e educativo.

 

 

18 – AO MESTRE COM CARINHO (Filme 1)

Ano: 1967

País: James Clavell

Gênero: Drama

Direção: James Clavell

Duração: 105 minutos

Classificação: Livre.

 

Sinopse: Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • Pode ser considerado como mais um filme que demonstra os preconceitos raciais que são enfrentados no dia a dia para que ocorra a inclusão e conquistas inclusivas na sociedade.
  • Retrata a história de um professor negro e seus desafios em um âmbito escolar de alunos adolescentes.
  • Esse professor traz uma grande estratégia para entender os alunos em suas aulas, fazendo com que esses alunos tenham uma visão ampla do mundo que irão enfrentar após saírem da escola.
  • Realçando novamente a importância do papel do professor na formação de seus alunos.

 

 

19 – CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRASIL

Ano: 1995

País: Brasil

Gênero: História

Direção: Carla Camurati

Duração: 100 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos.

 

Sinopse: Um painel da vida de Carlota Joaquina (Marieta Severo), a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal (Marco Nanini) com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • Carlota Joaquina foi uma mulher importante no contexto histórico do Brasil e por isso é importante reconhecer sua história.
  • Seus pensamentos e atuações trouxeram mudanças no cenário Brasileiro, Português e até Espanhol.
  • A obra retrata o nascimento do país de forma caricata e permite alguns comparativos com a sociedade atual e os mesmos problemas na política que ainda são enfrentados.

 

 

20 – A VIDA DE LEONDARDO DA VINCI

Ano: 1972

País: Itália

Gênero: Biografia

Direção: Renato Castelani

Duração: 300 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Sinopse: Uma superprodução milionária da RAI filmada nas locações reais nas quais viveu o artista, e baseada numa meticulosa pesquisa histórica. Conheça toda a história de Leonardo da Vinci (1452-1519), de sua infância em Florença à sua morte na França, incluindo sua rivalidade com Michelangelo e a amizade com Botticelli. Acompanhe o processo de criação de suas principais obras-primas, como A Última Ceia e Mona Lisa, seus desenhos da anatomia humana e suas inúmeras invenções.

 

Aprendizados para a Área Educacional:

  • Leonardo da Vinci viveu em um dos momentos mais ricos e interessantes da história, o Renascimento.
  • É considerado como um pensador que revolucionou o mundo e as ideias que a cercavam naquela época.
  • E é interessante que conheçamos a biografia, a vida e o pensamento dos nomes importantes da história, pois podem nos conduzir a uma série de orientações e nos ajudar a ter um futuro brilhante.

 

E.. para terminar

Mais um filme par você aproveitar! Confere aí a dica da profa. Michelle!

 

 

 

SÃO MUITOS OS FILMES QUE PODEM NOS ENSINAR!

Podemos identificar em todos esses filmes, aprendizados importantes para o nosso dia a dia, não só como docentes, mas como pessoas.

 

Saber o contexto histórico do país em que vivemos, como também a história de pessoas importantes e que tiveram pensamentos influentes no rumo do país, nos faz entender e desenvolver muitos pensamentos, quebrando paradigmas e preconceitos que, às vezes, temos dentro de nós.

 

A maioria dos filmes, com intuito de trazer aprendizados educacionais que podem ser úteis tanto para os professores como para os alunos, nos fazem entender a importância do trabalho mútuo para o sucesso no âmbito escolar de ambos.

 

E também, como os professores podem ser importantes e influentes na vida de seus alunos, desde que saibam atender e identificar suas necessidades, passar bons valores e ter uma ampla visão de mundo.

 

 

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Um abraço e até o próximo post!

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