Blog

15 outubro 2017

Na Prática: Qual a importância do professor da Educação Infantil

Muito além do cuidar

 

Você dá aula na Educação Infantil?
Mas o que você faz?
Só cuida e brinca com crianças?

 

Essas são perguntas recorrentes para estes educadores, o que deixa claro, a falta de compreensão e reconhecimento que enfrentam todos os dias. Essa situação nos coloca diante de pessoas frustradas, desmotivados e com baixa autoestima profissional.

 

 

No vídeo acima, a Prof. Mestre Michelle Praxedes discute sobre a importância dos profissionais da Educação Infantil. Estes professores são, várias vezes, desvalorizados, inclusive por outros profissionais da Educação que têm os olhos fechados para o trabalho realizado no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.

 

Para eles, os professores deste primeiro nível da Educação Básica, somente cuidam e brincam com as crianças, não tendo como função educar no sentido “acadêmico” da palavra. Muitos subestimam as habilidades dos profissionais da Educação Infantil e não compreendem o papel relevante que ele ocupa para a formação da criança na pré-escola.

 

VOCÊ SABE COMO REALIZAR A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

CLIQUE AQUI e garanta AGORA MESMO a sua vaga em nosso curso de AVALIAÇÃO INFANTIL, 100% online que você pode cursar DE ACORDO COM A SUA DISPONIBILIDADE e na comodidade da sua casa!

 

A criação de um ambiente propício para o desenvolvimento dos pequenos alunos nesta fase é realizada pelos professores da Educação Infantil, são eles que deverão compreender o nível de desenvolvimento e aprendizado das crianças, seu modo de perceber o mundo e produzir atividades de acordo com o nível e o contexto no qual estão inseridas.

 

Exercer as teorias assimiladas durante a graduação, por entre sua percepção diante do aluno, o ajudará no processo de apropriar-se de atitudes que não são próprias de sua idade e os farão compreender o mundo.

 

São os profissionais de Educação Infantil que promovem, todos os dias, atividades na qual irão preparar as crianças para a vida adulta, eles fornecem a base para o Ensino Fundamental e estão em constante ligação afetiva-educativa com os alunos.

 

Gregório (2011) afirma que é “na escola […] que a criança começa a ampliar sua rede de relações […] através dela e o educador, constrói conhecimentos significativos a seu modo de perceber a vida”.

 

Organizar práticas para trabalhar as funções psicomotoras e questões relacionadas ao desenvolvimento faz parte da rotina de um profissional do Ensino Infantil. Além de provocar a curiosidade nas crianças em relação ao mundo adulto enquanto explicam conceitos importantes, os educadores trabalham com o vínculo afetivo da criança junto com a construção de sua personalidade.

 

A ação de cuidar é uma parte atrelada à Educação Infantil, para qual, o professor, conjuntamente com a equipe pedagógica da instituição consegue elaborar meios para promover, além do cuidar (no sentido mais restrito ao ato), o desenvolvimento da criança enquanto ser humano.

 

O professor da Educação Infantil promove brincadeiras e jogos, está presente durante todas elas, e busca aproveitar ao máximo cada situação em prol do crescimento educacional dos seus alunos.

 

Diante de tudo isso, os professores da Educação Infantil são profissionais de extrema importância e que merecem valorização e respeito de toda sociedade, pois são eles que potencializam o desenvolvimento e o aprendizado dos alunos e os preparam para os desafios que irão enfrentar para expressarem suas ideias, emoções, resolverem problemas, trabalharem em grupo, exercerem sua autonomia nas práticas educativas, e na vida.

 

ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS

FACEBOOK        YOUTUBE
TWITTER

 

 

Escrito por: Bruna Lisboa, publicado em 15 de outubro de 2017.

Colaboração de: Profa. Ms. Michelle M. P. Silva e Profa. Ms. Erika Regiani.

 

 

Editora Brasil. A importância do educador da Educação Infantil. Disponível em: < https://goo.gl/P3D3FZ > Acesso em 05/09/2017.

 

 

 

 

 



Posts Populares