Blog

5 fevereiro 2018

Literatura Infantil para o desenvolvimento de crianças de 3 a 5 anos

O universo dos livros é fantástico, principalmente para quem começou a descobrir as alegrias e tristezas do mundo. A literatura infantil é uma das mais fascinantes invenções da humanidade, e os sistemas de ensino que a usam na educação dos menores só têm a ganhar.

 

Desenvolver amor pela leitura.

 

Dar acesso às crianças de todas as variedades de literatura é extremamente importante para o seu sucesso. Educadores, pais e membros da comunidade devem ajudar os alunos a desenvolverem amor e paixão pela leitura.

 

A leitura de contos de fadas não é somente importante no desenvolvimento de habilidades cognitivas das crianças, mas é valioso por outros motivos também, para poder ter sucesso em uma escola ou ambiente de trabalho, por exemplo.

 

As histórias infantis são importantes, porque oferecem aos alunos oportunidades de conhecer outras situações, e até outras culturas e realidades.

 

Dar aos alunos a apreciação sobre o seu próprio patrimônio cultural, bem como sobre os outros, ajuda os estudantes a desenvolverem a inteligência emocional e criativa.

 

VOCÊ SABE COMO IDENTIFICAR EM QUAL NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO SEU ALUNO ESTÁ?

CLIQUE AQUI e se inscreva AGORA MESMO na capacitação Saberes Sobre o Desenvolvimento na Educação Infantil, e aprenda tudo aquilo que não viu na graduação!

 Literatura infantil para o desenvolvimento.

 

Além de nutrir o crescimento e o desenvolvimento da personalidade e das habilidades sociais do aluno, os livros, principalmente aqueles que retratam histórias de civilizações, são muito indicados, já que transmitem temas importantes de uma geração para a próxima.

 

Os livros infantis e a literatura, destinados ao desenvolvimento de linguagem em crianças, são de grande valia também. Eles incentivam o leitor inicial a formar uma experiência positiva de alfabetização.

 

Existem várias editoras especializadas em literatura voltada exclusivamente para o público infantil. Portanto, para que os pequenos tenham uma aprendizagem significativa, é preciso investir nessa educação.

 

Uma dica é apostar em uma seleção variada de materiais que incentivam o desenvolvimento do idioma, como o uso de fantoches, adereços dramáticos e jogos, como quebra-cabeças.

 

Desenvolver a literatura infantil

 

A maioria dos livros infantis são divertidos e podem ser lidos por crianças e adultos. Saiba que nunca é muito cedo para começar a ler. Até exemplares compostos apenas por figuras, usados no maternal, têm valor significativo para o ensino infantil.

 

Existem até algumas mães que começam a ler para seus filhos antes de nascerem. O notável é que pesquisas indicam que bebês dentro da barriga, ouvem suas mães e reagem às suas vozes.

 

Então, porque o educador não pode dar continuidade a essa educação literária? Além de criar vínculos, a leitura diária para crianças em idade pré-escolar pode ser muito importante para sua formação, tanto intelectual como de caráter.

 

 

Você não encontra informações práticas sobre como Avaliar na Educação Infantil?

CLIQUE AQUI e se inscreva AGORA MESMO no curso de Avaliação da Aprendizagem e do Desenvolvimento Infantil!

 

 

Podemos descrever os benefícios educacionais e emocionais da leitura como uma vantagem, a criança que lê desde cedo está à frente de outras que não têm esse costume. E por mais que você, professor, conte histórias ou distribua leituras na classe, é preciso estimular a prática.

 

Alerte os pais de que eles também devem levar a literatura infantil para o convívio familiar!

 

Essa experiência educativa também incentiva a criatividade, o papel que a literatura desempenha na criação e ampliação da imaginação é gigantesco, ele reflete a criatividade que a criança vê em seus sonhos à noite, enquanto voa sobre os bairros e prédios com suas asas angelicais.

 

O bom, neste contexto, é que as obras são diversificadas e proporcionam outros ensinamentos, como a arte, a música, o desenho, e faz a criança interagir com estes universos, porque este tipo de literatura promove o desenvolvimento infantil das crianças de 3 a 5 anos.

 

Incentivar a literatura nas primeiras idades.

 

A literatura infantil tem muito valor porque promove a personalidade e o desenvolvimento social, as crianças são muito impressionáveis ​​durante os anos de formação e a literatura pode ajudá-la a se tornar uma pessoa carinhosa, inteligente e sensível.

 

Quando os alunos passam do estágio pré-operacional para operacional do desenvolvimento cognitivo, eles se tornam egocêntricos, os alunos da pré-escola e do jardim de infância podem estar focados em si mesmos.

 

Mas conforme crescem, começam a perceber o mundo e tudo o que está em volta, como outras pessoas e situações. As crianças nunca são muito velhas para serem lidas também, existem professores que ainda estimulam essa prática e acabam por descobrir alunos fantásticos.

 

Inclusive, quando você dá a oportunidade de uma criança ler para outras, acaba conseguindo a atenção de todas, porque elas se identificam com aquela pessoinha que vos fala.

 

O processo da leitura deve ser natural e gostoso, porque tudo o que é forçado é abominável, e as crianças agem por instinto. Pense comigo, quando você as obriga a fazer algo, elas resistem, brigam, choram, mas quando você torna algo chamativo, interessante de desejável, logo as atrai. É isso que tem que ser feito com os livros infantis.

 

Tempo para ler para seus alunos.

 

Infelizmente, nem todos os professores leem para seus alunos regularmente. Até porque, nem todos os professores gostam de ler, além disso, alguns trabalham em mais de um emprego, o que deixa pouco tempo para preparar um bom conteúdo para uso na sala de aula.

 

Outros dispõem de tempo e capacidade de ler em voz alta, mas não observa as vantagens tanto afetivas quanto cognitivas, de leitura para crianças. Já outros professores, estão ansiosos para ler para seus alunos, mas não sabem por onde começar, então eles recorrem a livros de mercearia ou de supermercado, e cá entre nós… Isso não é literatura infantil.

 

O planejamento do que se vai ler para as crianças é extremamente importante, alguns livros podem ficar guardados para sempre em suas memórias, portanto foque em algo educativo, que traga benefícios ao desenvolvimento de cada pequenino. Outro fator importante, é escolher bem os melhores livros para leitores iniciantes, isso é muito importante e faz sim, muita diferença.

 

Lembre-se: É importante o incentivo e prática de leitura em sala de aula.

 

VOCÊ AINDA NÃO SABE COMO FORMATAR SEU TCC?

CLIQUE AQUI e veja o que os nossos ESPECIALISTAS podem fazer por você!

Herança literária de uma geração para a próxima.

 

A literatura infantil é de tem um grande valor porque é uma tradição atemporal, na qual, os livros são o principal meio de transmitir nossa herança literária de uma geração para a próxima.

 

Histórias clássicas, são importantes de serem lidas para uma audiência mais jovem, as crianças podem desenvolver suas habilidades cognitivas e linguísticas através de contos com rimas e músicas, por exemplo.

 

Já outras, mais velhas, podem aprender a apreciar as peças clássicas e mensagens de William Shakespeare em livros ilustrados, que visam tornar as peças mais acessíveis. Muitas versões dos trabalhos de Shakespeare estão disponíveis em formatos de livros coloridos, incluindo Romeu e Julieta.

 

As crianças são jovens apenas por um curto período de tempo e, portanto, devemos dar-lhes acesso a uma herança literária básica. A literatura infantil de qualidade tem o grande poder de cativar o público por muitas gerações.

 

É preciso buscar alternativas.

 

Alguns educadores ensinam a leitura através de livros comerciais, mas a leitura da criança está muito além disso, ao invés de usar só os livros didáticos de leitura, é preciso buscar alternativas.

 

Em algumas salas de aula, todas as crianças podem ler o mesmo livro ou podem selecionar sua própria literatura para ler. Alguns professores fornecem uma lista, da qual as crianças podem escolher um exemplar.

 

A literatura infantil é certamente mais interessante para ler do que as leituras obrigatórias da história, porque elas, geralmente, contêm apenas trechos de livros ou histórias de livros, com menos ilustrações, é claro.

 

Mas a literatura é definitivamente mais interessante do que os exercícios ou questões e trabalhos tradicionais escolares que limitam a aprendizagem da criança.

 

As crianças sempre aprendem a ler lendo.

 

As crianças aprendem a ler lendo, e o que é melhor para crianças lerem do que a literatura criada apenas para elas? Sabe o que é bacana e pode ser trabalhado nas escolas? O universo do Sítio do Pica-pau Amarelo, criado por Monteiro Lobato, já que mostra o mundo cultural brasileiro, através do olhar infantil.

 

A produção de livros para crianças sempre foi incrivelmente diversificada, seus múltiplos títulos abordam jovens leitores de maneiras muito diferentes, existem exemplares que fornecem informações e transferem conhecimentos sobre o mundo que nos rodeia.

 

 

É UM DESAFIO IDENTIFICAR O DESENVOLVIMENTO DOS SEUS ALUNOS?

CLIQUE AQUI e garanta AGORA MESMO a sua vaga em nosso curso de Saberes Sobre o Desenvolvimento na Educação Infantil, 100% online que vai te ensinar a não levar mais trabalho para casa!

 

 

Outros apresentam uma imagem da vida cotidiana das crianças, ou uma imagem de seus sentimentos e conflitos, propondo como resolvê-los. Existem livros que falam sobre o outro, outras culturas, outros costumes, e há livros sobre patrimônios culturais diversos.

 

Cada um deles traz uma mensagem e uma perspectiva específica, nós adultos, estamos bem cientes disso, mas as crianças realmente não conhecem essas diferenças.

 

A literatura infantil é promove o conhecimento da diversidade!

 

É por isso que penso sobre a importância das crianças se familiarizem com os diferentes gêneros literários, para que aprendam a usá-los como quiserem. Pois o verdadeiro prazer de leitura reside na satisfação que recebemos ao ler algo que nos fala e nos toca pessoalmente.

 

Resumindo…

 

A educação da leitura, que deseja ser sustentável, não deve se contentar com a transferência de habilidades técnicas simples, mas deve fazer uso de toda uma série de competências indispensáveis para uma alfabetização real.

 

Essas competências frequentemente estão ligadas a experiências que as crianças tiveram em seus primeiros meses, e também em seus primeiros anos de vida. Experiências muito comuns à primeira vista, mas de grande importância, porque despertam as crianças para o universo da leitura e da literatura infantil, passando pelo caminho da alfabetização.

 

 

Escrito por: Bruna Lisboa, 15 de fevereiro de 2018.

Colaboração: Profa. Mestre Erika Regiani.

Posts Populares