1 agosto 2019
BNCC e o planejamento para a Educação Infantil

Desde que a Base Nacional Curricular foi publicada e passou a ser uma das principais referências legais para a orientação do trabalho pedagógico, muitas pessoas têm demonstrado preocupação em como isso irá afetar o trabalho nas instituições educativas, no nosso caso, percebemos essa preocupação nos espaços da Educação Infantil.
Neste contexto surge a dúvida:
Para que serve o planejamento na Educação Infantil?
É claro que uma nova legislação, novas orientações dos trabalhos assustam, afinal tudo o que é novo causa estranhamento, mas nem todas as coisas novas são ruins, aposto que se de repente você ganhasse na mega-sena não ia sair por ai lamentando e se preocupando, é, não ficaremos milionários com a BNCC, mas pelo menos teremos um documento que nos ajuda a pensar nossas práticas pedagógicas de maneira mais sistemática.
Temos sempre que nos lembrar que a Base é um documento orientador e que utiliza outros documentos, como por exemplo as Diretrizes Nacionais curriculares para a Educação infantil, as DNCEIs, um documento respeita o valor do outro, o que acontece é que a BNCC vem quase como um manual sobre as principais expectativas e práticas para a elaboração das práticas pedagógicas voltadas para a infância.
Outra coisa que eu sempre escuto sobre a BNCC são as supostas GRANDES mudanças é exatamente essa, como eu vou planejar agora, o que eu devo fazer? E ainda completam a frase afirmando que terão que mudar tudo o que sabiam até agora.
Mas será que é realmente necessário mudar tudo o que a gente aprendeu, toda a nossa prática?
A boa noticia é que não é bem assim, suas práticas, ações e conhecimento continuam sendo a melhro prática epedagógica, o que você vai transformar é o motivo real de fazer o que já faz, ou seja, vai práticar a suas aulas a partir de 3 elementos:
1. Promover saberes e conhecimentos – ou seja o conteúdo que você já ensinava;
2. Promover habilidades por meio das experiências;
3. Focar seus esforços na intencionalidade pedagógica que você já tinha, para ensinar esses saberes e conhecimento e promover habilidades para executar as experiências.
A grande coisa dos planejamentos e das nossas ações deve ser o foco e o recorte. É impossível avaliar bem quando estamos avaliando um monte de coisas ao mesmo tempo, mas quando focamos em um objetivo podemos perceber melhor e com mais detalhes as necessidades educacionais das nossas crianças.
CERTIFICADO DE 40 A 280 HORAS
Cursos rápidos com foco no dia-a-dia da escola.
Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.
Temos que recortar
Mesmo que uma experiência permita o alcance de vários objetivos é importante recortar 1 ou 2 objetivos para serem avaliados. Até porque quando temos um objetivo bem delimitado podemos também ajudar as crianças em seus processos de aprendizagem a entenderem exatamente o que precisam fazer para desenvolver as habilidades, ou seja, iremos mediar as aprendizagens com foco e objetivo pedagógico.
É por meio dessas atitudes que tomamos consciência da nossa intencionalidade pedagógica em sala de aula, isto é fundamental para crescermos profissionalmente e conquistar a capacidade de nos diferenciar daqueles que não têm os mesmos conhecimentos e entendem tão bem quanto nós sobre a prática pedagógica em instituições de educação infantil.
Vamos lá?
O planejamento
Todo o trabalho pedagógico se faz por meio de práticas, sem experiências, atividades, ações que envolvam conhecimentos que a criança precisa ter ou desenvolver, ou seja, quando você pensar em uma atividade automaticamente está propondo um momento em que algum conhecimento seja necessário para a realização e assim você professor ou professora vai perceber o que a criança sabe e como ela lida com o conhecimento.
Logo o primeiro passo é pensar:
Que tipo de conhecimento a criança precisa ter ou desenvolver;
Que tipo de brincadeira, história, dramatização, exploração, experiência é possivel para que a criança demonstrar ou desenvolve esse conhecimento;
Como vou fazer?
No primeiro momento isso parece complicado, mas esse movimento vai se tornando cada vez mais simples e claro a medida que treinamos, quase igual dirigir, quando a gente aprende dá medo e as vezes nos angustia, mas depois que nos acostumamos fica simples, até porque, diferente de dirigir, a BNCC, os referenciais estaduais e os curriculos das redes e sistemas de ensino vão nortear o que e como deve ser feito.
Ao pensar que tipo de conhecimento a criança precisa ter ou desenvolver, a gente vai verificar em quais os campos de experiência ele se encaixa, é muito parecido com o que já fazíamos quando trabalhávamos com os eixos, mas agora vamos trabalhar com os campos de experiência.
SE VOCÊ ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Esse curso é para você!
Curso rápido com Certificado de 120 horas
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTILIL
Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.
Por onde começar
Olhar diretamente no documento orientador, caso sua rede ou sistema de ensino ainda não tenha um, ou ainda, o estado que organiza a educação não tenha terminado de elaborar o próprio documento você vai trabalhar diretamente com a BNCC e verificar os saberes e conhecimento que a Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e os objetivos de ensino.
O conhecimento a ser ensinado e registrado no planejamento deve respeitar a capacidade, idade e caracteristicas das crianças, ou seja, deve ser apresentado de acordo com a linguagem entendida pelas crianças, a ludicidade, portanto, ao planejar o professor ou professora da educação infantil está invariavelmente propondo histórias, brincadeiras, jogos, dramatizações que envovem conhecimento cognitivos, psicomotores e afetivos, todos os 5 campos de experiência envolvem estas habilidades.
A partir da aprendizagem cognitiva a criança precisa ter experiências que envolvem a língua falada, a leitura, a escrita, mesmo que letras e números não sejam o foco, mas reconhecer e ser sinais, regras, perceber possibilidades e limites, saber para que serve a escrita e leitura e o que ela representa, qual a utilidade do números e das operações matemáticas, da geometria e da aritmética e dos conhecimentos historicamente elaborados pela humanidade, tudo isso por meio de jogos, brincadeiras e espaços para explicação, perguntas, pesquisas descobertas e aprendizagens, lembre-se sempre, a criança aprende por meio de brincadeiras, jogos, da expressão de desejos, necessidades, medos, satisfações, angustias, quando mais a criança têm a possibilidade de se expressar mais próximo ela está de aprender.
Ora, a criança aprende por meio do lúdico e precisa do movimento corporal para se expressar, portanto ao trabalhar os campos de experiência é preciso explorar as possibilidades do corpo e do movimento, não só no campo “corpo, gestos e movimentos” mas em todos os outros, mesmo que o objetivo de uma experiência não seja primordialmente o movimento, trabalhar essas habilidades é necessário, por exemplo, ao ensinar cores as crianças e brincar de “mãe da rua colorida” a criança também precisa de habilidades e conhecimento corporal, além, é claro, do conhecimento sobre as cores.
Elaborar um planejamento significa especificar os objetivos educativos que se pretende promover, contudo além do objetivo existem muitas outras coisas envolvidas e sendo utilizadas, o que se especifica é exatamente o que se pretende que a criança aprenda, ou seja o que se pretende ensinar.
Para que se atinja os objetivos propostos, é preciso definir como isso vai acontecer, que tipo de prática será realizada para a criança expressar ou aprender o que se pretende ensinar, essas praticas invariavelmente envolvem jogos e brincadeiras.
Por exemplo
Que tipo de brincadeira posso realizar para ensinar sobre a densidade dos materiais?
Sugerimos brincadeiras com uma piscina de plástico em que as crianças devem adivinhar que objeto boia e qual afunda, experimentando momentos de frustração quando erram e satisfação ao acertar, sendo delas a responsabilidade de colocar e retirar os objetos. Além de brincarem com água, se refrescarem, estarão realizando uma prática orientada e com objetivos pedagógicos definidos.
Essa é exatamente a ideia quando tratamos de intencionalidade e definir objetivos, termos um objetivo definido e trabalharmos diversos elementos lúdicos, psicomotores e afetivos, mas tendo foco em atingir um objetivo especifico, que é perceber a densidade dos objetos em uma linguagem infantil, promover experiências em que as crianças possam pensar sobre coisas que elas não teriam a oportunidade de pensar não fosse o ambiente escolar da educação infantil e a competência de professores bem formados, como você.
Como vai acontecer a prática, é preciso pensar em como os objetivos serão atingidos em termos mais objetivos, ou seja, um passo a passo do que se pretende fazer para atingir os objetivos que foram delimitados.
Veja só
- Vamos conseguir uma piscina, pode ser do seu sobrinho ou sobrinha, uma criança pode trazer a sua, seu filho ou filha;
- Enviar bilhetes para as famílias autorizarem as brincadeiras com água e enviarem toalhas e roupas;
- Pediremos materiais diversos para que possamos lançar na psicina;
- Como será organizada a brincadeira para qe todos lancem objetos e os busquem – cada criança vai lançar 2 objetos de materiais diferentes enquanto os amigos advinham se vão boiar ou afundar.
- Depois da experiência as crianças poderão explorar os objetos na àgua e perceberem como afundam e boiam.
Perceba neste exemplo que ao tratar do como vai se realizar a prática, temos um procedimento como um passo a passo do que pretendemos fazer, uma sequencia lógica para atingir os resultados esperados.
A sequência do planejamento é avaliar, há duas coisas a serem avaliadas, a primeira é a prática que foi realizada se atingiu os objetivos de ensino, ou seja, se a experiênia proposta foi util para promover as aprendizagens e as expressões sobre os conhecimentos vinculados com os objetivos de aprendizagem. A outra coisa a ser avaliada é o desenvolvimento das crianças e como elas expressam seus conhecimentos durante a prática pedagógica proposta.
Planejar é pensar anteriormente a realização do planejamento o que se espera da nossa prática, isso não significa que vai dar tudo certo, mas que faremos o máximo para que se atinja o objetivo planejado, é uma mistura do ideal com o real.
Mas para facilitar o processo de produção do planejamento vamos ver uma organização minima necessária sobre a experiência ou atividade pedagógica principal. O modelo de planejamento deve conter principalmente intencionalidade, tudo o que um profissional faz deve ser realizado a partir dos conhecimentos técnicos, humanos e científicos, ninguém vai fazer uma operação com um médico que nem sabe o que você tem, ou planejou o procedimento, do mesmo modo ninguém deseja contratar ou ter um professor que não sabe o porque faz o que faz em sala e não tem motivos para realizar suas práticas.
O motivo de professores e professoras é sempre o ensino e a promoção da aprendizagem.
PARA TERMINAR
É preciso ter intencionalidade nas práticas vinculadas a rotina das aulas, não é para ficar bitolado, mas ao cantar, fazer a roda, se alimentar, assistir um vídeo, ouvir uma músicas, dançar, cantar e tudo o que a gente faz com as crianças deve ter um objetivo pedagógico, não podemos permitir que em uma instituição pedagógica se realize as coisas só porque é legal, o legal para nós profissionais da educação é ensinar a aprender de maneira lúdica.
Você quer saber se capacitar para aprimorar sua prática docente na Educação Infantil e ainda receber certificados válidos em todo Brasil?
CLICA AQUI e confere os materiais preparados especialmente para o Projeto Descomplica Professor.
Ou então, quer conhecer a lista dos nossos cursos que visam capacitar profissionais da Educação Infantil? Acesse AQUI e fique por dentro!
Olha a opinião de quem nos conhece
Cursos rápidos com foco no dia-a-dia da escola.
Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.
ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Conhece nosso Canal no YouTube?
Vem com a gente! Já somos mais de 50 mil professores por lá!
Temos semanalmente vídeos novos para profissionais da Educação Infantil. Para se inscrever gratuitamente e ficar por dentro dos assuntos mais discutidos na área, acesse o link.
Um abraço e até o próximo post!