Blog


1 novembro 2017

Como o docente pode trabalhar atividade dominante na Educação Infantil

Você sabe quais são as atividades principais da criança?   A partir das pesquisas feitas por Alexei N. Leontiev, um dos colaboradores mais próximos do teórico Vygotsky, discutiremos sobre sua Teoria das Atividades para pensar a respeito das práticas que deveriam ser feitas com os alunos na fase pré-escolar.   ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO […]

1 outubro 2017

Como inserir a música nas práticas da Educação Infantil

Por que devemos utilizar a música em nossas práticas pedagógicas?   A Musicalização no processo de ensino-aprendizagem auxilia no desenvolvimento da sensibilidade estética e emocional da criança, não apenas o ato de cantar ou ouvir um som, a música na Educação Infantil tem a finalidade de potencializar a criatividade, a capacidade de se concentrar, aumento […]

1 agosto 2017

As práticas com jogos e brincadeiras na Educação Infantil

Você sabe qual é a função social do jogo na Educação Infantil?   Em princípio, podemos destacar a importância dos jogos na rotina das crianças, pois a partir deles que os alunos vivenciam diversas situações, nas quais os conhecimentos adquiridos passam a ter significado prático.     ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO […]

1 julho 2017

4 dicas para o professor aproveitar bem as férias escolares

O que você vai fazer durante as férias?   O recesso escolar ou férias de julho já começou para muitos professores em todo país, isso quer dizer que os deveres para com os centros de educação infantil, as escolas e colégios cessam e o tempo livre aumenta.     ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO DOCENTE […]

1 junho 2017

Vygotsky e o desenvolvimento na Educação Infantil

Como é a teoria de Vygotsky e o desenvolvimento na Educação Infantil?   Na área da educação podemos encontrar várias abordagens sobre o desenvolvimento humano, uma delas conta com as pesquisas e conhecimentos do teórico Lev Vygotsky, que desenvolveu seus estudos por meio de análises sócio-históricas e histórica-culturais.   Apesar de já ter falecido há […]

1 maio 2017

Diversidade e a Educação Inclusiva na Educação Infantil

O que é necessário para realizar a inclusão na Educação Infantil?   Embora a inclusão já esteja prevista na LDB de 1996 e nas Diretrizes Nacionais da Educação Especial para a Educação Básica de 2001, como reforço à atenção dispensada pelo Brasil a esta questão, no dia 02/01/2016 foi promulgada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa […]

1 abril 2017

Como realizar a avaliação na Educação Infantil por meio do Portfólio

Por que o portfólio deve ser usado na avaliação de crianças pequenas?   Avaliação na Educação Infantil | É comum vermos que correr, pular corda, se esconder, apostar, dançar, fingir, modelar e rabiscar com lápis coloridos é algo presente nos dias das crianças. Quando elas se juntam, as brincadeiras fluem naturalmente e a interação ocorre […]

1 março 2017

Como identificar as Múltiplas Inteligências na Educação Infantil

Você sabe identificar as inteligências específicas de cada aluno?   Em princípio, precisamos definir o que é inteligência antes de avançar para a proposta do teórico Howard Gardner sobre as Múltiplas Inteligências.     ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Cursos rápidos com CERTIFICADO Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil. […]

1 fevereiro 2017

Como promover experiência educativa nas práticas da Educação Infantil

Você sabe a diferença das Experiências Comuns e Experiências Educativas?   Para iniciarmos esta conversa, é necessário compreender que ela será norteada pelos pensamentos do norte-americano John Dewey, a partir de estudos a respeito do seu trabalho sobre a Experiência Educativa e a aplicação dela na Educação Infantil.     ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO […]

Posts Populares