Blog


16 outubro 2017

Na Prática: Como utilizar Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

A função social do jogo   Em princípio, podemos destacar a importância dos jogos na rotina das crianças, pois a partir deles que os alunos vivenciam diversas situações, nas quais os conhecimentos adquiridos passam a ter significado prático.   Como Fantacholi (2011) apresenta, segundo Antunes (2003), os jogos têm a intenção de “estimular o crescimento […]

15 outubro 2017

Na Prática: Qual a importância do professor da Educação Infantil

Muito além do cuidar   Você dá aula na Educação Infantil? Mas o que você faz? Só cuida e brinca com crianças?   Essas são perguntas recorrentes para estes educadores, o que deixa claro, a falta de compreensão e reconhecimento que enfrentam todos os dias. Essa situação nos coloca diante de pessoas frustradas, desmotivados e […]

14 outubro 2017

Na Prática: Como inserir a Música na Educação Infantil

Por que devemos utilizar a música em nossas práticas pedagógicas?   A Musicalização no processo de ensino-aprendizagem auxilia no desenvolvimento da sensibilidade estética e emocional da criança, não apenas o ato de cantar ou ouvir um som, a música na Educação Infantil tem a finalidade de potencializar a criatividade, a capacidade de se concentrar, aumento […]

13 outubro 2017

Na Prática: Como identificar as Múltiplas Inteligências na Educação Infantil

As famosas inteligências do ser humano   Em princípio, precisamos definir o que é inteligência antes de avançar para a proposta do teórico Howard Gardner sobre as Múltiplas Inteligências.   Podemos considerar a inteligência como a capacidade de entender, compreender e conhecer, além de ser juízo e facilidade de adaptação e convivência (ANTUNES, 2006).  Pensar […]

12 outubro 2017

Na Prática: Como promover Experiências Educativas na Educação Infantil

Afinal, qual é a diferença das Experiências Comuns e Experiências Educativas?   Para iniciarmos esta conversa, é necessário compreender que ela será norteada pelos pensamentos do norte-americano John Dewey, a partir de estudos a respeito do seu trabalho sobre a Experiência Educativa e a aplicação dela na Educação Infantil.   Entendemos que ao se falar […]

23 setembro 2017

A Educação Inclusiva está incluindo?

AS ESCOLAS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO   Embora a inclusão já esteja prevista na LDB de 1996 e nas Diretrizes Nacionais da Educação Especial para a Educação Básica de 2001, como reforço à atenção dispensada pelo Brasil a esta questão, no dia 02/01/2016 foi promulgada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI – […]

13 agosto 2017

Avaliação na Educação Infantil por meio do Portfólio, isso dá certo?

O Portfólio pode ser usado na avaliação de crianças pequenas. Você sabe o por quê?   Avaliação na Educação Infantil | É comum vermos que correr, pular corda, se esconder, apostar, dançar, fingir, modelar e rabiscar com lápis coloridos é algo presente nos dias das crianças. Quando elas se juntam, as brincadeiras fluem naturalmente e […]

12 julho 2017

4 dicas para o professor aproveitar bem as férias escolares

As doces férias chegaram e o merecido descanso também!   O recesso escolar ou férias de julho já começou para muitos professores em todo país, isso quer dizer que os deveres para com os centros de educação infantil, as escolas e colégios cessam e o tempo livre aumenta.   Nestes dias de folga, você pode […]

15 junho 2017

Entendendo a Educação por Lev Vygotsky

Na área da educação podemos encontrar várias abordagens sobre o desenvolvimento humano, uma delas conta com as pesquisas e conhecimentos do teórico Lev Vygotsky, que desenvolveu seus estudos por meio de análises sócio-históricas e histórica-culturais.   Apesar de já ter falecido há mais de 70 anos, sua contribuição para com a evolução humana ainda é […]

Posts Populares