Blog


1 setembro 2018

Piaget e a Educação Infantil: a construção do aprendizado

Qual a relação de Piaget e a Educação Infantil?   Piaget contribuiu muito para as práticas educativas com suas pesquisas sobre o desenvolvimento humano, como os estágios do conhecimento e a construção da moralidade. A partir deles entendemos a lógica existentes nos erros, assim como compreendemos que o aprendizado surge por meio da ação, a […]

1 agosto 2018

90 Jogos e Brincadeiras Antigas para a Diversão de Crianças e Adultos

Por que brincar é tão importante?   Jogos e brincadeiras antigas (e novas) são duas coisas que conseguem fazer tanto crianças quanto adultos se divertirem sem precisar de muito esforço. Entre muitos benefícios, destacamos o desenvolvimento da imaginação para os mais jovens e a retomada da criatividade para os mais velhos, ambos proporcionadas a partir […]

1 julho 2018

30 Brinquedos de antigamente para relembrar e brincar na Escola ou com a Família

Quais brinquedos de antigamente resistiram ao tempo?   Brinquedos são coisas que deixaram e ainda deixam crianças e muitos adultos extasiados pelo simples fato de estarem em contato com eles sozinhos ou em grupos. Muitos dos brinquedos atuais tiveram sua origem nos Brinquedos de Antigamente, aqueles que nossos pais e avós brincaram e que, ao longo dos anos, […]

1 junho 2018

Como brincar com as crianças na Educação Infantil

Deixar a criança brincar na Educação Infantil é certo ou errado?   Veja só, incluir uma brincadeira na sua grade de ensino pode ser bem produtivo por ser uma parte saudável do desenvolvimento da infância. Um jogo pode ter um grande impacto no crescimento em muitas áreas, como das habilidades sociais, linguísticas e cognitivas.   […]

1 abril 2018

O desafio dos professores para avaliar na Educação Infantil

Como descomplicar a avaliação na Educação Infantil?   Gostando ou não, fazer avaliações na primeira infância é um desafio para nós, professores, pois para avaliar na Educação Infantil temos que considerar os princípios educacionais para tal, nesta fase inicial é necessário deixar a criança ter contato com pessoas e objetos, deixa-la criar significados e se […]

1 março 2018

Como o professor pode aproveitar a natureza na Educação Infantil

A natureza pode ser um como recurso pedagógico na Educação Infantil?   As práticas no ambiente natural proporcionam o uso da ludicidade da criança e a faz vivenciar experiências novas ao estar no ar livre. O espaço que pode ser utilizado nas atividades da Educação Infantil estimula os alunos a inventarem, inovarem, explorarem o local […]

1 fevereiro 2018

Como usar a arte como recurso pedagógico na Educação Infantil

Você utiliza a arte como recurso pedagógico junto às crianças de 0 a 5 anos?   O ensino da arte como uma das práticas pedagógicas para o desenvolvimento da criança na pré-escola contribui para sua formação cultural, construção da sensibilidade e fatores relacionados ao conhecimento.     ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO […]

1 janeiro 2018

O significado da alfabetização na Educação Infantil

Pode alfabetizar na Educação Infantil?   Pensar na alfabetização de crianças pequenas é um assunto que está ganhando voz algum tempo, o desenvolvimento da aprendizagem tanto no ensino infantil quanto fundamental está sendo posto à prova para entender quando deveria ter início a alfabetização. Porém, antes de mais nada, vale ressaltar a cobrança dos pais […]

1 novembro 2017

Como o docente pode trabalhar atividade dominante na Educação Infantil

Você sabe quais são as atividades principais da criança?   A partir das pesquisas feitas por Alexei N. Leontiev, um dos colaboradores mais próximos do teórico Vygotsky, discutiremos sobre sua Teoria das Atividades para pensar a respeito das práticas que deveriam ser feitas com os alunos na fase pré-escolar.   ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO […]

1 outubro 2017

Como inserir a música nas práticas da Educação Infantil

Por que devemos utilizar a música em nossas práticas pedagógicas?   A Musicalização no processo de ensino-aprendizagem auxilia no desenvolvimento da sensibilidade estética e emocional da criança, não apenas o ato de cantar ou ouvir um som, a música na Educação Infantil tem a finalidade de potencializar a criatividade, a capacidade de se concentrar, aumento […]

1 agosto 2017

As práticas com jogos e brincadeiras na Educação Infantil

Você sabe qual é a função social do jogo na Educação Infantil?   Em princípio, podemos destacar a importância dos jogos na rotina das crianças, pois a partir deles que os alunos vivenciam diversas situações, nas quais os conhecimentos adquiridos passam a ter significado prático.     ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO […]

1 julho 2017

4 dicas para o professor aproveitar bem as férias escolares

O que você vai fazer durante as férias?   O recesso escolar ou férias de julho já começou para muitos professores em todo país, isso quer dizer que os deveres para com os centros de educação infantil, as escolas e colégios cessam e o tempo livre aumenta.     ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO DOCENTE […]

1 junho 2017

Vygotsky e o desenvolvimento na Educação Infantil

Como é a teoria de Vygotsky e o desenvolvimento na Educação Infantil?   Na área da educação podemos encontrar várias abordagens sobre o desenvolvimento humano, uma delas conta com as pesquisas e conhecimentos do teórico Lev Vygotsky, que desenvolveu seus estudos por meio de análises sócio-históricas e histórica-culturais.   Apesar de já ter falecido há […]

1 maio 2017

Diversidade e a Educação Inclusiva na Educação Infantil

O que é necessário para realizar a inclusão na Educação Infantil?   Embora a inclusão já esteja prevista na LDB de 1996 e nas Diretrizes Nacionais da Educação Especial para a Educação Básica de 2001, como reforço à atenção dispensada pelo Brasil a esta questão, no dia 02/01/2016 foi promulgada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa […]

1 abril 2017

Como realizar a avaliação na Educação Infantil por meio do Portfólio

Por que o portfólio deve ser usado na avaliação de crianças pequenas?   Avaliação na Educação Infantil | É comum vermos que correr, pular corda, se esconder, apostar, dançar, fingir, modelar e rabiscar com lápis coloridos é algo presente nos dias das crianças. Quando elas se juntam, as brincadeiras fluem naturalmente e a interação ocorre […]

1 março 2017

Como identificar as Múltiplas Inteligências na Educação Infantil

Você sabe identificar as inteligências específicas de cada aluno?   Em princípio, precisamos definir o que é inteligência antes de avançar para a proposta do teórico Howard Gardner sobre as Múltiplas Inteligências.     ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Cursos rápidos com CERTIFICADO Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil. […]

1 fevereiro 2017

Como promover experiência educativa nas práticas da Educação Infantil

Você sabe a diferença das Experiências Comuns e Experiências Educativas?   Para iniciarmos esta conversa, é necessário compreender que ela será norteada pelos pensamentos do norte-americano John Dewey, a partir de estudos a respeito do seu trabalho sobre a Experiência Educativa e a aplicação dela na Educação Infantil.     ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO […]

Posts Populares