Blog

1 dezembro 2019

O que é e como fazer o parecer descritivo na avaliação da Educação Infantil

Quando chega o fim do ano, é hora de entregar o parecer descritivo final.

Vamos começar entendendo o que é  o parecer descritivo

O parecer descritivo é um instrumento avaliativo que pode ou não se aliar a outros, como por exemplo, o portfólio.

Quem produz o parecer descritivo são os ou as professoras regentes de sala.

Esse parecer não descreve simplesmente o que a criança faz, como se comporta ou o que gosta e não gosta na instituição de educação infantil.

Ele tem por principio avaliar o desenvolvimento das crianças, o que não sabiam e aprenderam por consequência da mediação direta de professores e na realização de experiências educativas.

 

O parecer descritivo é um DOCUMENTO!

 

E como tal deve ser produzido com seriedade e responsabilidade, falando a verdade sobre o desenvolvimento da criança e ao mesmo tempo não estigmatizar suas dificuldades ou valorizar excessivamente o interesse e capacidade interpretativa da criança, ou seja, é preciso avaliar sem criar um juízo de valores a partir das impressões pessoais de quem avaliar, ou seja da subjetividade de professores.

 

Ainda que a humanidade e pessoalidade dos professores sejam fundamentais para todo o processo educativo, para avaliar o desenvolvimento das crianças é preciso de uma maturidade  e consciência pedagógica apurada.

 

 

Como fazer o parecer descritivo?

 

Por isso é preciso colocar em prática as seguintes ações e reflexões ao registrar como a criança esta se desenvolvimento a partir das experiências educativas vivenciadas na Educação Infantil:

 

A criança está em desenvolvimento, ou seja, mesmo que ela ainda não tenha aprendido um conceito, um movimento, uma sequencia de ações ou as regras de brincadeiras isso não significa que ela não vá aprender, por tanto a primeira coisa a se pensar é: A criança AINDA não aprendeu, portanto está em PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

 

Quantificar o interesse de outras pessoas é sempre problemático, mesmo quando conhecemos nossos alunos a algum tempo, e sabemos que ele está mais envolvido na experiência do que costuma ficar, termos como muito, bastante, facilmente, e outros equivalente deve ser evitados ao máximo.

 

O contrário também é verdadeiro, quando uma criança não realiza as propostas, as realiza de maneira pouco cuidadosa, por exemplo, termos como fez errado, pouco, desinteressada acabam delimitando e definindo as condutas das crianças, condutas essas que devem ser transformadas.

 

SE VOCÊ ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esse curso é para você!

Curso rápido com Certificado de 120 horas

COMO AVALIAR COM PORTFÓLIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

Estimular, mediar, ajudar, interagir, orientar e muitas outras palavras cabem exatamente para dar um empurrão nas crianças que ainda não sabem algum conceito que você está ensinando, ou seja, ao invés de definir o que a criança sabe ou não, exatamente por ela estar em processo de aprendizagem e desenvolvimento, as avaliações vão ter produzidas nesses termos, “a criança vem sendo estimulada a manter a atenção nas experiências” ou “a criança precisou de ajudar para saltar com os dois pés em um circuito psicomotor”.

 

O importante é não definir os conhecimentos das crianças ao mesmo tempo em que diz a verdade sobre a necessidade de auxilio para realizar alguma prática proposta.

 

A avaliação presente no parecer diz respeito ao desenvolvimento infantil , o que gosta e não gosta, seus interesses são apesar uma parcela de tudo o que se deve ser reconhecido em relação ao desenvolvimento das crianças, ou seja, diz respeito as aprendizagens, uso do conhecimento que já possui e o que está aprendendo.

Isso não significa que os interesses das crianças não sejam importantes, são e precisam ser registradas, pois também fazem parte do desenvolvimento, contudo, reconhecer somente o interesse e vontade das crianças restringe o processo avaliativo complexo que deve ser realizado.

 

 

CURSOS COM CERTIFICADOS 

Formação continuada com foco na prática docente

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

 

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

É preciso lembrar que as propostas pedagógicas são exatamente para levar a criança a aprender alguma coisa nova, ou expressar conhecimentos que ela já sabe de tal modo a ser observado, registrado e avaliado.

 

Mediar as ações das crianças é o ponto chave de atuação de docentes, especialmente na Educação Infantil.

 

Cabe a professores responsáveis e sério levar as crianças a aprenderem o que ainda não sabem, o que ainda não conseguem, isso inclui comportamentos, atenção, respeito e a identificação social de si no mundo.

 

Deste modo, para realizar a avaliação completa da criança é preciso organizar um documento que trate de 4 pontos elementares sobre as experiências educativas com foco nos processos de ensino e de aprendizagem:

 

1 – A adaptação da criança na instituição, como foi a separação dos pais, a interação, o comportamento frete a rotina;

 

2 – As questões cognitivas, os conhecimentos que já sabia, que aprendeu e que está em processo de aprendizagem;

https://youtu.be/irNdu1j_Z2k

 

 

3 – As questões psicomotoras, movimento, expressão corporal;

 

4 – As questões afetivas, o que a criança gosta e não gosta, como ela se relaciona com outras pessoas, elementos que acontecem e fazem a criança ficar mais atenta, assustada, agitada, ou seja coisas que afetam a subjetividade da criança.

 

 

Para terminar…

Neste post nós tratamos do parecer descritivo como um instrumento avaliativo e documento produzido por professores, sendo essa aula uma introdução para a produção deste documento tratamos de alguns elementos que dão base para sua produção:

1 – o reconhecimento da criança em processo de aprendizagem,

2 – a importância de não definir a criança ou quantificar suas condutas ou sua seu gosto por realizar as experiências propostas por professores e professoras,

3 – a conduta de ensinar e promover aprendizagens e estimular o desenvolvimento infantil como sendo o objetivo principal das práticas pedagógicas realizadas por professores, especialmente na Educação Infantil.

 

Confere o VÍDEO com o que o professor deve escrever no parecer avaliativo final

 

Confere o MODELO do parecer descritivo na avaliação da Educação Infantil

NOME COMPLETO DA ESCOLA/CRECHE/INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Aluno:    Nome completo da criança                                    Ano Letivo:XXXXX
Turma: Educação Infantil
 

Parecer DESCRITIVO EDUCAÇÃO INFANTIL

 

1° parágrafo: Adaptação: Explicar como foi a adaptação da criança – chorou na entrada? Qual o período de tempo essa situação durou? Foi uma adaptação tranquila? / Rotina: reconhece a rotina? Percebe os momentos de / Interação: interagiu com outras crianças, como? Explorou o ambiente da sala e do CMEI, como? / Alimentação: reconhece os alimentos que lhe são oferecidos? Se alimenta nos horários de refeição? Não se alimenta? Seleciona os alimentos ou as refeições que vai participar?

2° parágrafo (este parágrafo pode ser dividido em 2) :  desenvolvimento cognitivo (o que reconhece em relação ao uso social da linguagem, das relações familiares, dos objetos, fenômenos naturais). Uso social da linguagem: Se expressa por meio da linguagem oral para informar necessidades? Sua fala é compreensível? Utiliza prioritariamente gestos ou a fala para se comunicar? / Relações familiares: reconhece seu pais e irmãos? Reconhece tios, tias, avós? Reconhece e percebe o grau de parentesco com primos e primas? Sabe diferenciar parentes e amigos próximos a família? Faz relatos sobre essas relações familiares? Uso social dos objetos: Reconhece seus pertences e os pertences dos amigos? Nomeia objetos de uso cotidiano como bolsas, copos, talheres, roupas, brinquedos, utensílios etc? Nomeia elementos propositalmente ensinados a partir da mediação da professora, como itens de receitas, nome do projeto e conhecimentos específicos que está estudando? / percebe as mudanças climáticas a partir do próprio corpo (calor e frio, seco e molhado)? Percebe as mudanças climáticas a partir do ambiente (sol, chuva, nublado, clima quente mas nublado, frio mas com sol etc).

3° parágrafo: desenvolvimento cognitivo (Signos, cores conhecimentos matemático) Signos: Reconhece marcas de produtos de seu uso cotidiano? Faz leitura de imagens e símbolos cotidianos como marcas de bebidas, alimentos, produtos, carros, etc? reconhece elementos que aprendeu por meio da mediação das professoras para usar em brincadeiras e momentos de ócio e brincadeiras livres? / Reconhece cores primárias? Quais? Reconhece cores secundárias? Quais? Reconhece cores terciarias? Quais? / utiliza os conhecimentos sobre os números? Faz contagem até quanto? Faz seriação?  Faz classificação? Reconhece formas de sólidos geométricos? Quais? Reconhece a formas geométrica planas? Quais? Utiliza de estratégias lógicas para solucionar problemas de seu cotidiano, tais como encher uma garrafa, arrumar colchoes, empilhar objetos, encaixar objetos etc? reconhece e utiliza brincadeiras com conhecimentos físico-químicos (afunda/bóia, matérias grandes e leves, materiais pequenos e pesados, brincadeiras de fazer objetos voarem, caírem, planarem, misturas de tintas, líquidos, massas de modelar, criação de cores e sabores a partir de misturas etc)

4° parágrafo: Desenvolvimento psicomotor: a criança caminha e corre? Salta com um e/ou dois pés? Chuta? A criança pula corda? Lança objetos com direção e sentido? Apanha objetos em movimento? cria estratégias para superar obstáculos (abaixa, rola, salta, quadrupeja, se arrasta)? Utiliza de movimentos de pernas, braços, mãos, pescoço e tronco para participar de circuitos motores? / Segura objetos com pegada de pinça? faz uso do movimento de punção ou de pinça para pegar lápis, giz, pincel e outros objetos? Reconhece circuitos e caminhos para percorrer com carrinhos, mãos e dedos? Veste bonecas? / acompanha ritmos de musicas com palmas e/ou gestos? Canta a musica com cadencia?

5° parágrafo: Afetivo (sentimentos por si, autonomia, sentimentos por outras pessoas, situações que afetam a criança de modo geral), Reconhece seu corpo? Desenha estruturas corporais? Faz trocas de roupas e calçados sozinho/sozinha? Percebe expressa incomodo quando está sujo, com roupa inadequada para o clima, sapatos apertados e outras situações? se valoriza, colando limites do que quer e não quer fazer, participar, experimentar e compartilhar? Reconhece e diferencia seus pertences dos pertences do CMEI e de outras crianças? Partilha seus pertences? Cuida de seus pertences? Demonstra sentimentos de amor, respeito, saudades, por outras pessoas, familiares, amigos, professoras etc? Demonstra segurança para realizar e participar das experiências e a rotina da instituição? Reconhece e cumpre regras? Além de reconhecer regras respeita e procura entender o motivo delas quando se sente prejudicado?

Cidade / Estado Data:

 

_____________assinatura_________         _____________assinatura__________

Professora Regente de Sala.                                             Coordenadora ou diretora

 

 

 

Você quer saber se capacitar para aprimorar sua prática docente na Educação Infantil e ainda receber certificados válidos em todo Brasil?

CLICA AQUI  e confere os materiais preparados especialmente para o Projeto Descomplica Professor.

 Ou então, quer conhecer a lista dos nossos cursos que visam capacitar profissionais da Educação Infantil? Acesse AQUI e fique por dentro!

 

Olha a opinião de quem nos conhece

Cursos rápidos com foco no dia-a-dia da escola.

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

 

ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Fale pelo WhatsApp com o Ênfase Educacional Contato no site com o Ênfase Educacional Facebook Ênfase Educacional
You Tube Ênfase Educacional Instagram Ênfase Educacional Twitter Ênfase Educacional

 

Conhece nosso Canal no YouTube?

Vem com a gente! Já somos mais de 50 mil professores por lá!

Temos semanalmente vídeos novos para profissionais da Educação Infantil. Para se inscrever gratuitamente e ficar por dentro dos assuntos mais discutidos na área, acesse o link.

 

 

Um abraço e até o próximo post!

 

 

Posts Populares