Blog

1 fevereiro 2020

Mais de 12 possibilidades para a carreira de Pedagogia

Você conhece tudo sobre a carreira de Pedagogia e se ela se encaixa no seu perfil? Será que esse curso passará a fazer parte das suas opções de escolha consciente? Prontos para essa descoberta?

 

No final da nossa adolescência, nos é exigido que tomemos uma decisão muitíssimo importante na vida, a escolha da profissão!

 

Justo nessa fase de grandes descobertas, nos deparamos com a dúvida de precisar escolher qual curso norteará nossa vida profissional. Com a crescente oferta de cursos oferecidos e sem conhecê-los mais afundo, com base em que você definiria sua escolha?

 

Então, pensando nesse dilema, falaremos de maneira detalhada a respeito do curso de Pedagogia. 

 

PEDAGOGIA OFERECE FORMAÇÃO EM DIFERENTES FORMATOS

 

Desde o final da década de 1990, o Governo Federal vem investindo em programas de incentivo à formação em Pedagogia.

 

ProUni e o FIES têm vantagens diferenciadas ou vagas com prioridade para cursos de licenciatura e formação de professores. Por isso podemos dizer que a Pedagogia é uma carreira em ascensão no Brasil.

 

O investimento tem dado resultado. No último Censo do Ensino Superior, a graduação em Pedagogia está no segundo lugar em quantidade de alunos no País. Com pouco mais de 714 mil matriculados – fica atrás apenas do Direito.

 

A educação de base deve ser tratada como prioridade para a melhoria da qualidade de vida do nosso país. Sendo assim, o pedagogo é figura fundamental no processo de formação das nossas crianças. É ele quem apresenta as primeiras experiências na aprendizagem formal na educação infantil e no ensino fundamental.

 

Além disso, o pedagogo desempenha também um importante papel na administração escolar, na definição do plano de aulas, das estratégias de ensino e aprendizagem da instituição e no cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

 

Disponível em mais de mil instituições de ensino pelo Brasil, a faculdade de Pedagogia forma tanto bacharéis quanto licenciados. Leva de três a quatro anos para ser concluída.

 

É muito popular na modalidade à distância (EAD) e o diploma, nessa modalidade, vale tanto quando a da modalidade presencial. Outra opção seria a modalidade semipresencial onde, dependendo do projeto pedagógico, o conteúdo é transmitido pelo AVA e encontros presenciais.

 

CERTIFICADO DE 40 A 280 HORAS

Cursos rápidos com foco no dia-a-dia da escola.

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

 

PERFIL DO PEDAGOGO

 

Você tem ou não aptidão para o curso de pedagogia? Para identificar isso, faremos uma lista de características e perfis para ver se você se encaixa ou não no perfil de um pedagogo:

 

1 – GOSTO POR APRENDER E ENSINAR

 

Muito mais do que simplesmente ensinar, um professor aprende. Cada novo dia de aula é um novo aprendizado. Sendo assim, quem gosta de aprender terá uma vida de aprendizado infinito. Mas este não se limita ao momento de preparar as aulas: o próprio ato de mediar o processo de aprendizagem contribui para a formação do próprio professor.

 

Gostar de ter conhecimentos variados também é importante, pois durante o curso de pedagogia você aprende inúmeras disciplinas curriculares.

 

Talvez o mais óbvio dos motivos e o mais importante. Muita gente adora passar conhecimento para outras pessoas, é um dom, e pessoas assim se sentem ótimas seguindo a carreira.

 

2 – BOA COMUNICAÇÃO E EMPATIA

 

Educadores precisam ser comunicativos e gostar disso, precisam organizar ideias e pontuá-las claramente. A boa comunicação implica tanto em saber transmitir informações de forma clara pela fala ou pela escrita, quanto em saber ouvir. É preciso ter empatia para ouvir e compreender as necessidades dos alunos. E dessa forma, atuar como um mentor, orientando-o em seu caminho de autoconstrução acadêmica e humana.

 

Não é segredo que o professor precisa ter uma grande facilidade e gosto em lidar com pessoas e grandes grupos. É preciso ter facilidade pois é necessário lidar com alunos de diferentes idades, experiências e ambientes.

 

É importante que o profissional esteja preparado para identificar as particularidades de cada aluno para guiá-los nesse processo de compreensão.

 

Além da empatia, a tolerância é uma habilidade fundamental. Isso porque o pedagogo lida diretamente com pessoas diferentes e de contextos diversos, com visões, ideias e valores diferentes. Ele deve entender que nem todos ao seu redor sempre vão agir de forma igual. Ter paciência e saber conviver bem com os indivíduos de diferentes perfis também é muito importante.

 

Gostar de lidar com pessoas pode ser um indício de que pedagogia pode ser para você!

 

3 – VONTADE DE TRANSFORMAR A SOCIEDADE

 

Muitas pessoas querem mudar a sociedade ou o mundo. Quem tem verdadeiro amor pela profissão de pedagogo acredita que a educação é a chave para promover verdadeiras transformações sociais. Isso pode parecer muito utópico. Mas a certeza que move os educadores todos os dias é crer que as pequenas ações dentro de sala de aula podem gerar mudanças positivas no mundo, por meio da formação humana de cada aluno.

 

Afinal,  qual é a melhor forma de melhorar o mundo se não melhorando as novas gerações pela educação?

 

 

SE VOCÊ ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esse curso é para você!

Curso rápido com Certificado de 120 horas

FUNDAMENTOS PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

 

4 – CRIATIVIDADE E CURIOSIDADE

 

Lecionar exige muita criatividade na hora de transferir e adaptar o conteúdo. Pessoas criativas se dão bem na pedagogia e podem gostar muito do curso.

 

Já a curiosidade é o combustível que faz com que o pedagogo se mantenha sempre em movimento, aprendendo e descobrindo novos conteúdos e maneiras de ensinar.

 

A criatividade também possibilita que os frutos dessa curiosidade sejam usados de forma inovadora, por meio de novas técnicas, atividades e metodologias de ensino. Utilizando-se da curiosidade e da criatividade, um profissional do ensino se destacada por aprimorar os seus métodos e ensino, tal qual um empreendedor tentando um melhor mercado. Por tudo isso, ser estrategista também é característica de um bom profissional da pedagogia.

 

5 – CONSEGUIR SUPERAR PRECONCEITOS E BARREIRAS

 

Uma vez que o pedagogo tem que lidar sempre com situações diferentes do que está habituado, ele precisa superar todos os tipos de preconceito em classe. Portanto, uma pessoa sem preconceitos ou afim de quebrá-los pode gostar e muito da área da pedagogia!

 

E aí? Acha que seu perfil se encaixa com a lista? Que tal tentar a carreira pedagógica?

 

O QUE SE ESTUDA EM PEDAGOGIA?

 

Muitos não sabem o que um estudante de pedagogia aprende, ou até mesmo o que ele faz depois de formado. Basicamente, a ideia do curso é habilitar o estudante a educar no nível pré-escolar, no nível fundamental e, também, deixa o profissional apto para exercer a função de diretor escolar, supervisor e orientador educacional.

 

Para capacitar o profissional para tais tarefas e práticas, o conteúdo do curso de pedagogia consiste em matérias como teoria pedagógica, psicologia na área educacional e de desenvolvimento infantil, sociologia, práticas educacionais e métodos de ensino para portadores de necessidades especiais.

 

O aluno que está no curso também aprende sobre metodologias de ensino das disciplinas básicas como português, matemática, geografia e história, aprende sobre o funcionamento do sistema educacional brasileiro e legislação educacional.

 

CURSOS COM CERTIFICADOS 

Formação continuada com foco na prática docente

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

 

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

ESPECIALIZAÇÕES DA CARREIRA DE PEDAGOGIA

 

Quando o pedagogo pensa em realizar uma especialização em sua área, vem a questão: QUAL PÓS NA ÁREA DA PEDAGOGIA POSSO REALIZAR? Está é a pergunta que deve ser feita. O curso de Pedagogia é o mais buscado atualmente no site Quero Bolsa e, com tanta concorrência, ter uma pós-graduação na área pode ser um diferencial na disputa por uma vaga de emprego.

 

Pensando nisso, reunimos informações sobre as especializações mais procuradas dentro da Pedagogia. Veja a seguir:

 

1 – EDUCAÇÃO INFANTIL

 

O curso é voltado para educadores e profissionais da educação que tenham interesse na área da infância.

 

Saiba mais: Educação Infantil: uma possibilidade de atuação para o pedagogo

 

Por isso, ele aborda estudos recentes sobre a educação e instituições infantis e propõe reflexões sobre práticas pedagógicas, além de instruir os pós-graduandos a desenvolvê-las de acordo com cada faixa etária, incluindo o trabalho com bebês, em creches. Alguns exemplos de direcionamentos que podem ser trabalhadas nessa área: Alfabetização, Psicomotricidade, Ludicidade, entre outros.

 

Dessa forma, preparamos um material que está disponível no nosso Blog, sobre a importância do professor da educação infantil.

 

No vídeo a seguir, a Professora Michelle, parceira do Ênfase Educacional, fala do pouco reconhecimento que os profissionais deste primeiro nível da Educação Básica sofrem, trazendo argumentos que demostram o quão notório é este docente na vida das crianças por ser o primeiro a pensar no seu desenvolvimento, e a sua influência no aprendizado deste aluno. Confere aí e nos diga sua opinião!

 

 

2 – PEDAGOGIA SOCIAL E GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS

 

O curso é indicado para profissionais da área da saúde, da cultura, da área social e da educação formal e não formal que desejam atuar com grupos menos favorecidos, de todas as faixas etárias. Dessa forma, o conteúdo programático do curso inclui o estudo de técnicas, teorias e metodologias para trabalhar com esse público.

 

3 – DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

 

Essa especialização tem como função transmitir conhecimentos sobre a prática do ensino no Ensino Superior. Por meio da reflexão sobre a docência, do estudo de metodologias e de conteúdos atualizados sobre o tema, a pós-graduação forma profissionais capacitados para desenvolver atividades pedagógicas nas modalidades presencial e a distância.

 

4 – GESTÃO ESCOLAR

 

O curso capacita os profissionais que desejam trabalhar na administração, supervisão e orientação escolar, gerenciando instalações, recursos humanos e financeiros.

 

Para isso, fazem parte do conteúdo da especialização estímulos para a realização de pesquisa e o estudo sobre políticas educacionais, recursos financeiros, aspectos culturais, sociais e políticos que envolvem a comunidade escolar.

 

5 – SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Voltada para pesquisadores, professores de escola básica, profissionais da área de Ciências Sociais e educação, a pós em Sociologia da Infância busca compreender o mundo por meio da perspectiva infantil. Com isso, o conteúdo do curso inclui o estudo de pesquisadores que abordam os direitos infantis, as relações sociais dessa fase como criança-criança e adulto-criança, e o impacto dessas relações na nossa realidade.

 

6 – EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

 

Esse tipo de especialização tem como objetivo formar profissionais capazes de observar, diagnosticar e propor práticas adequadas às condições e deficiências de cada aluno.

 

Por exemplo, no conteúdo programático do curso, encontram-se estudos de temas atuais, planejamento, métodos de ensino, avaliação e materiais didáticos apropriados para esse público.

 

7 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

 

O curso possui enfoque no estudo de instituições e suas práticas educacionais. Portanto, pesquisas sobre as histórias dos sistemas educacionais, a constituição do sistema educacional, políticas educacionais e as relações entre escolas e classes sociais são alguns dos conteúdos disponíveis e que dialogam com o conceito de cultura.

 

8 – PEDAGOGIA EMPRESARIAL E EDUCAÇÃO CORPORATIVA

 

A Pedagogia Empresarial tem como objetivo aplicar os conceitos da Pedagogia em empresas com o objetivo de melhorar as relações e o comportamento dos funcionários, principalmente em situações de mudanças.

 

Normalmente, os especializados nessa área atuam com profissionais do departamento pessoal. O curso consiste no estudo de estratégias e metodologias para gerenciar as relações no ambiente corporativo.

 

9 – DOCÊNCIA EM METODOLOGIA DA MATEMÁTICA

 

Voltado para graduados na área de Exatas que desejam dar aulas de Matemática para o Ensino Básico e Superior, o curso promove o estudo de conceitos da área e suas aplicações, e as metodologias pedagógicas próprias para cada faixa etária.

 

10 – PEDAGOGIA HOSPITALAR

 

A Pedagogia Hospitalar capacita os profissionais da área da educação a ensinar pessoas com a saúde afetada em ambientes como hospitais, ambulatórios ou domicílios.

 

Para isso, os pedagogos hospitalares são ensinados a como interpretar expressões pessoais, a lidar com problemas emocionais e físicos, e adaptar o conteúdo a ser ensinado de acordo com as condições do aluno.

 

11 – ENSINO A DISTÂNCIA – DESENHO INSTRUCIONAL

 

Possibilitar ao pós-graduando a ampliação e o aprofundamento de conhecimentos a respeito de saberes e competências em design instrucional, para atuar na concepção, planejamento, desenvolvimento e validação de cursos online diferenciados e oferecidos pela internet, em todos os níveis e formatos de ensino.

 

Dessa forma, entre outras competências, será capaz de elaborar projetos em design instrucional para cursos mediados pelas tecnologias de informação e comunicação bem como participar de grupos interdisciplinares, na estruturação de projetos de aprendizagem a distância, buscando comunicar-se com diversos profissionais que compõem a equipe de produção do projeto pedagógico-instrucional.

 

12 – PSICOPEDAGOGIA

 

Uma pós-graduação em Psicopedagogia Institucional ou Clínica é importante pois nela serão discutidas teorias de aprendizagem contemporâneas, contribuindo para aumentar a capacidade do profissional em identificar e propor soluções para os diferentes conflitos nos ambientes educacionais, como por exemplo, dificuldade de aprendizagem.

 

 

 

Gostou? Quer saber mais?

No vídeo a seguir, a professora Erika Regiani apresenta quais formações a pedagogia oferece, perpassa pelo perfil que um pedagogo precisa ter para mandar bem na atuação, e aborda algumas especializações que são possíveis para quem é formado em pedagogia.

 

 

 

Concluindo…

E aí? Aposto que você não conhecia todas as especializações que a carreira de pedagogia pode te oferecer!

Achou mesmo que o pedagogo se formava somente para ser aquele professor dos primeiros ensinos e com salário defasado, que se houve falar tanto nos dias de hoje?

No entanto, como você pode notar, as possibilidades para um profissional de pedagogia são muitas. Se você chegou até aqui, se interessou e acredita que tem perfil, que esse será um bom curso e a profissão ideal pra você, vamos dar início a essa jornada o quanto antes! Mãos à obra para se qualificar e estudar!

 

Você quer saber se capacitar para aprimorar sua prática docente na Educação Infantil e ainda receber certificados válidos em todo Brasil?

CLICA AQUI  e confere os materiais preparados especialmente para o Projeto Descomplica Professor.

 Ou então, quer conhecer a lista dos nossos cursos que visam capacitar profissionais da Educação Infantil? Acesse AQUI e fique por dentro!

 

Olha a opinião de quem nos conhece

Cursos rápidos com foco no dia-a-dia da escola.

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

 

ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Conhece nosso Canal no YouTube?

Vem com a gente! Já somos mais de 50 mil professores por lá!

Temos semanalmente vídeos novos para profissionais da Educação Infantil. Para se inscrever gratuitamente e ficar por dentro dos assuntos mais discutidos na área, acesse o link.

 

Twitter Ênfase Educacional You Tube Ênfase Educacional Instagram Ênfase Educacional Facebook Ênfase Educacional Contato no site com o Ênfase Educacional Fale pelo WhatsApp com o Ênfase Educacional

 

Um abraço e até o próximo post!

Posts Populares

Precisa de ajuda? Converse conosco