Blog

1 outubro 2019

Piaget e Vygotsky na Educação Infantil: semelhanças, diferenças e como aplicar na prática

Quando o assunto é Piaget e Vygotsky na Educação Infantil, surgem várias dúvidas.

O que você precisa saber essencialmente para entender as semelhanças e diferenças entre os dois, você encontrará neste post. Vamos lá!

 

 

PIAGET E VYGOTSKY NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Os estudos sobre Desenvolvimento Infantil trazem diversas teorias para nortear a mente do professor na hora de planejar as suas aulas. Entre estes estudiosos, selecionamos a abordagem de Lev Vygotsky e Jean Piaget para decifrar, já que ambos são teóricos fundamentais para a Educação Infantil.

 

As teorias formuladas por eles são cobradas em concursos, da mesma forma que são apresentadas, muitas vezes, com uma linguagem difícil de ser entendida em graduações, magistérios e licenciatura, por exemplo, o que torna difícil compreender a essência do que Vygostky e Piaget mostram em suas abordagens. (CONFIRA A LISTA DOS 7 CURSOS PARA CONCURSOS QUE OS PROFESSORES FAZEM NO ÊNFASE EDUCACIONAL!)

 

A compreensão do que cada teoria diz potencializa o trabalho do professor na produção de atividades para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Por isso, neste post vamos ajudar você entender de uma vez por todas o que Vygotsky e Piaget dizem e quais são as semelhanças e diferenças entre eles.

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) solicita que as escolas e centros infantis promovam o aprendizado e desenvolvimento de seus alunos, por isso, independente da região e seus costumes, a abordagem teórica que o município/diretoria escolar escolheu ou até se o professor nunca teve contato com estudos sobre desenvolvimento, é essencial que ele conheça e compreenda as contribuições que Piaget e Vygotsky trouxeram para a Educação Infantil.

 

É muito importante entender sobre as teorias de Piaget e Vygotsky na Educação Infantil. Quando se aprende sobre as abordagens destes teóricos e consegue aplicá-las na sua prática escolar, o olhar da equipe gestora sobre o seu trabalho melhora, pois este entendimento vai diferenciar a sua orientação ou mentoria em relação aos seus alunos.

 

Aproveite esta oportunidade para aperfeiçoar o seu trabalho de professor(a) da Educação Infantil e transformar o aprendizado e desenvolvimento da sua turma!

 

CERTIFICADO DE 40 A 280 HORAS

Cursos rápidos com foco no dia-a-dia da escola.

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

 

CONCEITOS CHAVES

Antes de apresentarmos cada autor com a sua respectiva abordagem, precisamos compreender alguns conceitos importantíssimos para eles. Abaixo você verá como Vygotsky e Piaget, dentro da teoria Histórica Cultural e Construtivista respectivamente, olham para o desenvolvimento e como ele vai acontecer.

 

O QUE DIZ

PIAGET 👉  O desenvolvimento acontece de dentro para fora (mundo interno para externo).

VYGOTSK 👉  O desenvolvimento acontece de fora para dentro (mundo externo para interno).

 

COMO OCORRE

PIAGET 👉  Apresenta que o desenvolvimento acontece por meio do esquema (aquilo que já se sabe e vai aumentando conforme se aprende coisas novas) e pela assimilação, acomodação e equilibração.

VYGOTSK 👉 A criança vai se relacionar com o mundo de forma mediada, por meio de signos e ferramentas construídas e compartilhadas culturalmente. A linguagem é de suma importância por ser um dos principais signos humanos e que apresenta não só a função de comunicação como também um instrumento do pensamento.

 

Agora vamos ver um pouquinho sobre a individualidade deste dois grandes teóricos da Educação Infantil.

 

 

1 – VYGOTSKY NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Lev Vygotsky é um bielo-russo que nasceu em 1896 e faleceu aos 38 anos de idade em 1934. Nestes anos, o teórico trouxe como contribuição para a Educação a forma como os seres humanos adquirem conhecimento desde o início de suas vidas, isto, é claro, de acordo com o meio histórico cultural em que está inserido.

 

As suas contribuições não param por aí, suas pesquisas sobre o desenvolvimento partem para estudos sobre a aprendizagem escolar, características da infância e educação especial. Tudo isto atrelado às concepções de Karl Marx, pois Vygotsky buscava compreender a relação entre o ser humano com o mundo em que vivia.

 

Esta relação é o ponto chave para entender como a abordagem Histórica Cultural funciona, porque o teórico apresenta que a criança vai se desenvolver por fora e depois por dentro, ou seja, o desenvolvimento dela vai ocorrer conforme o meio em que vive para só então desenvolver-se internamente.

 

A teoria de Vygotsky superou a ideia de que o ser humano nascia com capacidades e aptidões preestabelecidas, de acordo com esta abordagem a construção da essência desta pessoa acontece a partir das relações sociais, isto é, a educação que cada sujeito receber vai interferir na sua formação humana.

 

A educação da criança, por exemplo, é o processo de humanização, pois desde os primeiros anos de vida ela está sofrendo constantes estímulos do mundo que a cerca, a partir disto esta criança irá aprender como ele funciona e assim absorverá costumes, hábitos e criará a sua personalidade (MELLO, 2004).

 

Precisamos entender com essas informações o papel do professor dentro desta abordagem, na qual ele será muito importante por ser o mediador do relacionamento do seu aluno com o mundo, onde ele irá auxiliá-lo a se apropriar de códigos, signos, hábitos, comportamentos e afins. Se o desenvolvimento acontece de fora para dentro, compreende-se que é necessário a criança aprender algo nas suas relações externas para só então internalizá-la e desenvolver-se.

 

 

SE VOCÊ ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso rápido com Certificado de 80 horas

VYGOTSKY DESCOMPLICADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

 

 

Processos de Aprendizado

As relações entre aprendizagem e desenvolvimento por meio da teoria de Vygotsky consideram o termo Zonas de Desenvolvimento para explicar como ocorre este processo, dentro delas existem duas fundamentais para a Educação Infantil que serão explicadas logo abaixo.

 

 

1 – Zona de Desenvolvimento Real (ZDR): São as etapas já conquistadas e conhecimentos já assimilados pela criança, ou seja, processos de desenvolvimento consolidados.

 

2 – Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Refere-se à capacidade da criança em realizar atividades e tarefas com a ajuda de outras pessoas mais capazes. Podemos entender que a ZDP é aquilo que o aluno não consegue fazer sozinho, porém consegue executar com a colaboração de parceiros mais experientes. Perceba que a ZDP nos mostra que existe uma possibilidade de alteração no desempenho de uma criança a partir da interferência de outra.

 

A interação entre pessoas é imprescindível na teoria de Vygotsky, por isso o professor terá que mediar essas interações e criar espaços para que elas ocorram. A escola terá por base a Zona de Desenvolvimento Proximal do aluno para os estágios ainda não alcançados, pois o ensino deve impulsionar novos conhecimentos e conquistas de acordo com os conhecimentos já obtidos pela criança (MELLO, 2004).

 

Periodicidade do Desenvolvimento

Os períodos de desenvolvimento na abordagem Histórico Cultural de Vygotsky são organizados entre Primeira Infância, Infância e Adolescência, cada uma destas épocas possuem características específicas que chamamos de Atividades Dominantes. Aqui, pelo fato de estarmos tratando de Educação Infantil, vamos nos atentar na Primeira Infância e Infância e como as crianças destas épocas apropriam-se de conceitos e códigos do mundo social.

 

 

1- Primeira Infância (0 a 3 anos)

A Atividade Dominante nesta fase é a Comunicação Emocional Direta, na qual, sabendo que o adulto é a peça central, ele irá satisfazer as necessidades da criança assim como irá apresentar o mundo a ela.

Neste período, recursos culturais quando utilizados com o bebê vão fortalecer o seu desenvolvimento, ou seja, a função do professor do berçário é desenvolver um vínculo emocional positivo com essa criança.

 

 

Outra Atividade Dominante neste período é a Atividade Objetal Manipulatória, que só acontece quando ela começa a aprender, segundo Vygotsky, sobre o “mundo das coisas”, quais os significados e usos sociais dos objetos. Em princípio a criança quando pegar um objeto vai chacoalhar, bater e colocar na boca, em seguida ela se apropria da função deste objeto, a partir da orientação e instrução do professor, e começar a imitar apenas o uso aprendido, como usar um pente para pentear o cabelo, por exemplo.

 

AÇÕES EDUCATIVAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Comunicação Emocional Direta

👉  Estabelecer relações de comunicação: responder ao choro, gestos, expressões faciais;

👉  Estabelecer um contato visual e tátil;

👉  Explorar o desenvolvimento da linguagem;

👉  Conversar com a criança dando espaço para que ela possa responder;

👉  Repetir os sons que o bebê produz;

👉  Cantar para o bebê;

👉  Contar histórias;

👉  Ler livros;

👉  Apresentar objetos para o bebê: estimula a coordenação viso-motora, a concentração visual;

👉  Nomear os objetos que estão ao redor da criança, mostrando seus usos sociais e suas características físicas (formação dos sistemas sensoriais);

👉  Auxiliar a criança a explorar o objeto: manipular, apalpar, movimentar;

👉  Introduzir objetos cada vez mais complexos;

👉  Organizar o berçário para favorecer a iniciativa da criança e permitir avanços em sua autonomia de explorar os objetos.

 

Atividade Objetal Manipulatória

Atividades com objetos

👉 Empilhar;

👉 Enrolar;

👉 Experimentar,

👉 Colocar objetos próximos;

👉 Relacionar dois objetos diferentes;

👉 Cor;

👉 Forma;

👉 Textura;

👉 Todos os movimentos possíveis.

Atividades Psicomotoras

👉 Rasgar papéis;

👉 Fazer bolinhas de papel;

👉 Manipular massa de modelar;

👉 Tampar e destampar potes.

 

 

2- Infância

 Os estudos de Vygotsky apontam que a transição da Primeira Infância para a Infância são marcados por significativas mudanças na sua maneira de ser e agir, ou seja, ela entra no período de crise. Esta é aquela fase na qual a criança mostra-se resistente aos adultos, quer tudo na hora, não sabe esperar, não aceita os limites impostos.

A Atividade Dominante neste momento de crise é o Jogo de Papéis, a brincadeira vem para satisfazer as necessidades da criança de agir no mundo, por isso ela vai imitar as ações dos professores e dos adultos que convive, tudo é muito lúdico aqui, logo a criança vai compreender as relações humanas ao interpretar o papel de pai, mãe, filho, professor e motorista, por exemplo.

 

 

AÇÕES EDUCATIVAS NA INFÂNCIA

👉 Organizar e proporcionar espaços para as brincadeiras;Organizar o momento do jogo de papéis;

👉 Disponibilizar brinquedos temáticos que incentivem a representação de papéis sociais: panelinhas, utensílios de cozinha, móveis de casa, carrinhos, ferramentas, bolsas, giz, quadros, fantasias; pentes;

👉 Ensine a criança a brincar, nomeando suas ações e o papel que a ação representa (você está cozinhando ou está brincando de cozinheira?);

👉 Explorar atividades que exijam a produção da criança como: colagem, modelagem e pinturas.

 

 

2 – PIAGET NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jean Piaget é um cientista suíço que contribuiu para a Educação com suas pesquisas sobre o desenvolvimento humano, estágios do conhecimento e a construção da moralidade. Entendeu-se, a partir dos seus estudos, uma lógica nos erros, na qual o aprendizado surge por meio da ação e como o ser humano conhece o mundo.

 

Na abordagem de Piaget, conhecida por Construtivista, observamos a construção do pensamento e como uma pessoa passa de um grau menor de conhecimento para um grau maior. Uma das coisas importantes a se entender sobre este teórico é a respeito da aprendizagem, onde ela é construída.

 

Esta abordagem é muito relevante para a área educacional pelo viés do conhecimento, assunto bastante explorado em suas pesquisas, em que este serve como pilar para escola. Piaget entende que o ser humano não nasce com o desenvolvimento predeterminado, na verdade ele vem ao mundo com uma bagagem hereditária que irá fazê-lo se desenvolver junto com as interações sociais.

 

A sua teoria poder ser semelhante em alguns pontos com a abordagem de Vygotsky, porém é importante ressaltar que no Construtivismo o desenvolvimento se dá primeiramente por dentro para só então o mundo externo interferir. O teórico traz a construção do conhecimento como ponto chave para o desenvolvimento, sendo estipulado um esquema para sua construção que vão sendo equilibrados e organizados com conhecimentos cada vez mais elaborados.

 

São eles:

ASSIMILAÇÃO: Interpretar o mundo por meio dos esquemas já existentes;

ACOMODAÇÃO: Quando há modificação nos esquemas já formados;

EQUILIBRAÇÃO: Estabilidade da organização mental.

 

Piaget apresenta em sua teoria que o desenvolvimento acontece em sequências ou estágios, é importante que os professores da Educação Infantil compreendam estes que serão listados e explicados logo abaixo para conseguirem criar propostas de atividades que consigam construir os conhecimentos necessários para as crianças se desenvolverem.

 

 

1- Estágio Sensório motor – Piaget (0 a 24 meses)

Neste estágio é predominante a inteligência prática, ou seja, o bebê vai procurar conhecer o mundo a sua volta a partir das suas características físicas, como por exemplo, o uso dos reflexos inatos (sucção, visão, audição, fonação, preensão); reflexo de moro (jogar a cabeça para trás e abrir as pernas e braços quando está desequilibrado/assustado); reações primárias repetidas até que elas se tornem naturais, como agarrar, imitar e produzir sons, sentar e inclinar o corpo; reações secundárias quando conhecem os objetos e os diferenciam do seu corpo; coordenação motora (apoiar-se na parede, tentar se mover); reações terciárias em que se expressão a partir de sons, ritmos e movimentos; combinações mentais.

 

 

 

2- Estágio Pré Operatório – Piaget (2 a 7 anos)

É neste período que ocorre a criação dos esquemas simbólicos, na qual se inicia o conhecimento da linguagem e o egocentrismo, isto é, centrado na sua visão.

As maiores características são:

👉 A utilização da inteligência e do pensamento (assimilação, acomodação e equilibração);

👉 Aparecimento da linguagem;

👉 Socialização;

👉 Jogo simbólico (faz de conta);

👉 Atribui significado aos desenhos;

👉 Linguagem egocêntrica (monólogos);

👉 Pensamento intuitivo para resolver problemas (a partir dos 4 anos);

👉 Animismo (dar características humanas aos seres inanimados);

👉 Realismo (fantasiar a realidade);

👉 Desenvolvimento moral: heterônomo.

 

 

SE VOCÊ ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso rápido com Certificado de 80 horas

PIAGET DESCOMPLICADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

 

AÇÕES EDUCATIVAS 

 

Estágio Sensório-Motor: Atividades para os 5 sentidos e psicomotricidade

👉Visão: Mudança dos elementos do ambiente, fotos coladas na parede e no chão, brinquedos pendurados a uma altura que consigam pegar, troca de objetos por outros para causar desequilíbrio, passeios pela escola;

👉Paladar: Experiências em que o bebê poderá experimentar pela boca, mingau colorido, fubá arenoso; gelatina para eles pegarem e levarem à boca;

👉Tato: Atividades em que a criança irá se sujar para conhecer seus limites corporais, realizar massagens, sujeira comestível, lixa, areia para ela pisar, terra, grama, trabalhar com texturas diferentes;

👉Audição: Musicalização no berçário, atividades envolvendo os pais chamando pelo filho, atividades com voz e instrumentos musicais;

👉Olfato: Atividades com cheiros diferentes, temperos naturais;

👉Psicomotricidade: Realizar percursos, cama de gato, elástico, pular ou rolar no colchonete.

 

Estágio Pré-Operatório

👉Atividades de linguagem, exercícios de psicomotricidade e construção de conceitos;

👉Utilização de cores, formas, imagens, símbolos;

👉Atividades com comida para explicar sólido, líquido, arenoso e pastoso;

👉Contação de histórias curtas;

👉Construção da sua moralidade.

 

 

Para finalizar…

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE PIAGET E VYGOTSKY 

Quando analisamos Piaget e Vygotsky na Educação Infantil, percebemos  que há alguns pontos semelhantes entre as teorias de Vygotsky e Piaget, como por exemplo, a percepção de que a criança é um ser ativo no seu desenvolvimento.

Abaixo está a comparação entre os dois teóricos, para reforçar os pontos que os diferem um do outro.

 

1 – O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

PIAGET 👉 Maturação Biológica.

VYGOTSK 👉 Meio Social.

 

2 – A CONSTRUÇÃO REAL DO CONHECIMENTO

PIAGET 👉 Conhecimentos criados voluntariamente pela criança.

VYGOTSK 👉Conhecimentos criados a partir da interação com pessoas mais experientes, seja com outras crianças ou adultos.

 

3 – O PAPEL DA APRENDIZAGEM

PIAGET 👉 A aprendizagem é sujeito ao desenvolvimento e tem pouca interferência nele.

VYGOTSK 👉 Aprendizagem e desenvolvimento caminham juntos, tendo impacto um sobre o outro.

 

4 – A RELAÇÃO LINGUAGEM E PENSAMENTO

PIAGET 👉 Pensamento se apresenta antes da linguagem. O primeiro é formado pelos esquemas mentais, enquanto o segundo é tido apenas como uma forma de expressão.

VYGOTSK 👉 Linguagem e pensamento são interdependentes. Quando a criança aprende a linguagem, o pensamento é modificado para algo mais definido, possibilitando o desenvolvimento da imaginação, memória e planejamento de suas ações.

 

______________________________________

Gostou deste post sobre Piaget e Vygotsky na Educação Infantil?

Você quer aprimorar sua prática docente na Educação Infantil e ainda receber certificados válidos em todo Brasil?

CONFERE OS CURSOS EXCLUSIVOS que o time do Ênfase Educacional  preparou para você sobre Piaget e Vygotsky na Educação Infantil.

 

PIAGET 👇👇👇

VYGOTSKY 👇👇👇

PIAGET e VYGOTSKY 👇👇👇

 

 

Quer conhecer nossos outros cursos? São mais de 25 opções! Acesse AQUI e fique por dentro!

 

Cursos rápidos com foco no dia-a-dia da escola.

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

 

Olha a opinião de quem nos conhece

 

CLICA AQUI  e confere os materiais preparados especialmente para o Projeto Descomplica Professor.

 

 

ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Conhece nosso Canal no YouTube

Vem com a gente! Já somos mais de 52 mil professores por lá!

Temos semanalmente vídeos novos para profissionais da Educação Infantil. Para se inscrever gratuitamente e ficar por dentro dos assuntos mais discutidos na área, acesse o LINK ou clica nos botões a seguir!

 

Twitter Ênfase Educacional You Tube Ênfase Educacional Instagram Ênfase Educacional Facebook Ênfase Educacional Contato no site com o Ênfase Educacional Fale pelo WhatsApp com o Ênfase Educacional

 

Um abraço e até o próximo post!

 

 

______________________________________

  • REFERÊNCIAS DESTE POST

  • BECKER, Fernando. O que é construtivismo. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p087-093_c.pdf >. Acesso em 10 de Nov de 2016.
  • GONÇALVES, Renata. Piaget e Vygotsky – Diferenças e Semelhanças. Disponível em:<https://monografias.brasilescola.uol.com.br/
  • psicologia/piaget-vygotsky–diferencas-semelhancas.htm >. Acesso em 04 de Jun de 2018.
  • MELLO, Suely Amaral de. A escola de Vygotsky. In CARRARA, K. 
  • Introdução à Psicologia da Educação. São Paulo: Avercamp, 2004.

Posts Populares

Precisa de ajuda? Converse conosco