Blog

1 novembro 2019

Planos de aula para a Educação Infantil de acordo com a BNCC

Como fazer planos de aula para Educação Infantil de acordo com a BNCC?

São algumas etapas para que tudo dê certo, e nesta aula as professoras Erika, Michelle e Renata explicam porque é preciso planejar as aulas, qual é o ponto de partida para iniciar um planejamento.

 

Por exemplo

Quais materiais utilizar, quais atividades aplicar na faixa etária correta, como definir os objetivos gerais e específicos do planejamento, a avaliação dos conhecimentos das crianças e o método de aplicação, ou seja, como avaliar o aluno, o que avaliar e como registrar essa avaliação.

 

 

Vamos pensar isso de forma prática

Ao receber as crianças no começo do período ou na durante o encerramento do dia é preciso pensar em práticas que elas possam realizar que divirtam, mas que ensinem, como por exemplo, peças de encaixe, desenho livro, leitura de imagens, recorte de revistas, folhas revistas das mais variadas, em que as crianças possam brincar de escolher, comprar presentear, brinquedos pequenos para brincarem nas mesas, coisas simples que estimulem a lógica, a interação, a imaginação, as noções de proporcionalidade.

 

Roda de Conversa

Em seguida é preciso realizar uma roda de conversa, em que as crianças podem falar sobre si, escutar os amigos, saber o que será realizado ao longo do dia, ou do período, cantar músicas, ouvir histórias, cantar músicas e fazer brincadeiras de roda.

 

Alimentação

Estimular as crianças a se alimentarem, experimentarem novos alimentos, fazer jogos lúdicos com a alimentação como por exemplo lembrar que o capitão américa gosta de chá e bolo de cenoura por exemplo, ou que o Hulk gosta de comer temperos verdes na comida –  a intenção é promover o imaginário das crianças a degustar coisas novas.

 

Experiência principal

A experiência principal do dia, que pode ser uma ou duas, a depender do tempo de duração delas e dos objetivos que se pretende alcançar com o jogo ou brincadeira.

Defina o campo de experiência. São 5 os campos de experiência previsto na BNCC:

  1. O eu o outro e o nós:
  2. Corpo gestos e movimentos;
  3. Traços, sons, cores e formas;
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

 

Ao escolher um campo de experiência não significa que elementos dos outros campos não possam ser trabalhados, mas que seu foco é apenas um dos campos.

Em seguida você nomeará a experiência ou atividade que pretende fazer.

 

 

CERTIFICADO DE 40 A 280 HORAS

Cursos rápidos com foco no dia-a-dia da escola.

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

Defina o objetivo

Após definir o campo de experiência, você vai observar quais os objetivos de aprendizagem vinculados a este campo, quais os conhecimentos que envolvem o campo e irá definir qual será o objetivo de aprendizagem que se pretende;

Veja bem o que se pretende está no singular, não é necessário criar vários objetivos, do contrário você terá que avaliar diversos conhecimentos e elementos da sua proposta, isso não é necessário.

Claro que há vários conhecimentos eque envolvem as práticas pedagógicas, mas você precisa especificar qual é o seu foco tanto para mediar a aprendizagem com o objetivo em mente quanto para avaliar como a criança aprendeu e expressou seus conhecimentos em relação aos objetivos.

Depois de elencar o objetivo deve estar presente no planejamento quais serão os saberes e conhecimentos envolvidos na proposta e é claro no objetivo da aula, que tipo de conhecimento será utilizado, ensinado e aprendido, esses saberes e conhecimentos são os conteúdos e serão eles aqueles registrados em documento oficial.

Além de tudo isso, é importantíssimo registrar os procedimentos metodológicos, qual será o passo a passo a ser realizado em sala para a experiência ou atividade seja posta em prática e gere ensino e aprendizagens.

 

 

SE VOCÊ ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esse curso é para você!

Curso rápido com Certificado de 280 horas

BNCC APLICADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

 

Tempo de espera

No tempo de espera, ou seja, naquele momento que algumas crianças podem ter terminado de realizar a experiência principal, ora, algumas crianças precisam de mais tempo para realizarem, aquelas que precisam de mais tempo precisam de outra coisa para fazer, é importante pensar em práticas que sejam possíveis para as crianças realizarem, como desenhos, leitura de imagens em revistas, livros, e outros impressos, peças de montar, massinha de modelar, areia sintética e outras, mesmo que seja ter um tempo de espera ou auxiliarem os outras crianças é preciso que as crianças saibam e tenham uma ampla gama de possibilidades pedagógicas.

 

A avaliação

Por fim e enfim, você vai especificar o que pretende avaliar, tanto na sua prática quanto em relação ao desenvolvimento e as aprendizagens das crianças.

Para fazer isso você vai avaliar tanto sua condição docente de quem propos a prática, o que funcional e o que não funcionou – essa avaliação deve ser rápida e ser como reflexão do seu trabalho docente –  registre, admita seus erros e se orgulhe dos seus acertos.

No que diz respeito a avaliação das crianças você vai registrar se a entendeu as regras, a organização e a proposta; como ela realizou a experiência, se precisou de ajuda e como foi ajudada –  ou seja se ela sabe o que deve fazer mais ainda precisa de ajuda para atingir o objetivo educativo, se domina o conhecimento e atingiu os objetivos ou se precisa de outros conhecimento para entender a proposta pedagógica.

 

A avaliação envolve as capacidades das crianças e como elas realizam as práticas, quando precisam de ajuda, o que já realizam com autonomia e o que não entendem e precisam de outras habilidades menos complexas até conseguirem participar e aprenderem brincadeiras, jogos e ações mais complexas.

 

A estrutura do plano de aula

Assista ao vídeo a seguir, onde a professora Erika Regiani explica os passos da estrutura do plano.

 

Link para download do modelo de plano de aula que ela trata no vídeo:  http://bit.ly/2obvvxa

 

 

PARA CONCLUIR

A BNCC não vem mudar tudo o que sabemos sobre nossa prática, mas ela nos ajuda a sistematizar, organizar, melhorar e deixar nossa prática com mais critérios pedagógicos. Ter mais rigor em nossa ação significa também valorizar nossos conhecimentos e ajudar as crianças a aprenderem mais e melhor.

 

Você quer saber se capacitar para aprimorar sua prática docente na Educação Infantil e ainda receber certificados válidos em todo Brasil?

CLICA AQUI  e confere os materiais preparados especialmente para o Projeto Descomplica Professor.

 Ou então, quer conhecer a lista dos nossos cursos que visam capacitar profissionais da Educação Infantil? Acesse AQUI e fique por dentro!

 

Olha a opinião de quem nos conhece

Cursos rápidos com foco no dia-a-dia da escola.

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

 

ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Fale pelo WhatsApp com o Ênfase Educacional Contato no site com o Ênfase Educacional Facebook Ênfase Educacional
You Tube Ênfase Educacional Instagram Ênfase Educacional Twitter Ênfase Educacional

 

Conhece nosso Canal no YouTube?

Vem com a gente! Já somos mais de 50 mil professores por lá!

Temos semanalmente vídeos novos para profissionais da Educação Infantil. Para se inscrever gratuitamente e ficar por dentro dos assuntos mais discutidos na área, acesse o link.

 

 

Um abraço e até o próximo post!

Posts Populares

Precisa de ajuda? Converse conosco