Blog

1 julho 2020

10 fontes online incríveis para usar no seu projeto de pesquisa

É muito  encontrar fontes confiáveis para desenvolver projetos de pesquisa, artigos científicos, trabalhos acadêmicos e planejamento de aulas.

 

Vamos começar entendendo que para fazer um projeto é preciso planejar!

No vídeo a seguir, as professoras Erika, Michelle e Renata explicam porque é preciso planejar as aulas. E também, explicam qual é o ponto de partida para iniciar um planejamento.

 

 

Neste outro, partindo da mesma premissa, a profa. Erika mostra como compreender a importância de ter organizado previamente as atividades.

Com isso, pode-se prever possíveis adaptações, trazendo muitos benefícios tanto para o docente, como para o desenvolvimento dos alunos.

Então, confere aí e nos diga sua opinião!

 

 

 

O QUE PRECISO PARA FAZER O MEU PROJETO DE PESQUISA?

Muitas vezes perdemos horas procurando por materiais que não nos levam a lugar algum. Mas, para o sucesso do seu projeto de pesquisa é necessário:

 

– Um tema interessante para a área a ser pesquisada;

– Utilizar fontes seguras para o referencial teórico;

– Dominar o conteúdo da pesquisa.

 

Sem dúvida, a montagem do seu referencial teórico é de extrema importância. Por isso, deve-se utilizar materiais confiáveis para não ter problemas com a autenticidade do seu trabalho. Assim, facilita saber que existem diversos portais e bibliotecas online com projetos de pesquisa e artigos científicos gratuitos. Estes disponibilizam um amplo acervo para sua pesquisa bibliográfica.

 

 

10 fontes online incríveis para usar no seu projeto de pesquisa

E afim de facilitar a sua vida, a Equipe do Ênfase Educacional, juntamente com a Profa. Ms. Erika Regiani, selecionou 10 fontes online incríveis para usar no seu projeto de pesquisa. Além disso, esta lista traz algumas fontes confiáveis, principalmente para pesquisa na área da educação.

Vamos lá?

 

 

1.SciELO Brasil

Um site muito popular entre acadêmicos e pesquisadores, com o fim de implementar uma biblioteca eletrônica, proporcionando o pleno acesso a uma coleção de títulos de série, bem como o texto completo dos artigos.

O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos científicos pode ser feito através de índices e de formulários de busca.

O site da SciELO é parte integrante do / BIREME / Projeto CNPq FAPESP e é uma aplicação da metodologia a ser desenvolvida pelo projeto, especialmente o módulo de interface Internet.

 

O site não só disponibiliza os artigos, mas é vasto em qualquer temática. Porque utilizá-lo?

– Além de possuir um grande acervo, nele é possível encontrar artigos em todas as áreas de pesquisa científica.

– O site conta com atualizações diárias de publicações científicas, e é ótimo para saber o que está sendo pesquisado recentemente.

– O material, não só passa por avaliações de mestres e doutores da área da pesquisa antes de ser publicado, como também contém um sistema de pesquisa fácil e rápido.

– O portal reúne os artigos científicos com alta qualidade e em língua portuguesa.

– E por fim, é possível utilizar suas publicações como referencial teórico de forma rápida, prática e segura no seu projeto de pesquisa.

 

 

2.Biblioteca Digital Paulo Freire

Com a finalidade de democratizar o conhecimento, foi criada a Biblioteca Digital Paulo Freire, que contém obras do pedagogo e filósofo.

Os livros são gratuitos e é possível fazer download. Portanto, se você está cursando pedagogia ou uma pós-graduação na área de educação, esse site é perfeito para utilizar em seu referencial teórico.

A fim de concentrar artigos científicos para pesquisas na área de educação, este site:

– Contém principalmente obras de conteúdo pedagógico.

–  Permite acesso a um conteúdo variado, bem como livros, artigos, palestras, entrevistas, áudios e vídeos.

– Base completa de documentos escritos, lidos, consultados ou recebidos por Paulo Freire.

– Disponibiliza o catálogo completo de materiais que atualmente compõem a biblioteca física do Centro de Referência Paulo Freire.

– Todo o conteúdo é aberto e gratuito, sendo permitida a cópia e download de todos os documentos.

 

 

 

3.Biblioteca da UNESCO

A Biblioteca Digital da UNESCO, chamada UNESDOC, a fim de fornecer acesso a materiais produzidos pela UNESCO ou pertencentes aos seus campos de competência.

O site disponibiliza publicações, objetos de interesse artístico e científico, e outras informações relevantes de todo o mundo.

 

Relevante utilizar em sua pesquisa pois:

– O acervo contém mais de 500 arquivos disponíveis na língua portuguesa. Porém atualmente o site está disponível em 6 línguas, o português não está incluso.

– Você pode se cadastrar gratuitamente para receber todas as atualizações de publicações do site.

– Permite consulta de conteúdos relevantes do mundo todo, em diferentes áreas de pesquisa.

– O conteúdo está disponível em formatos como livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações.

 

 

 

CURSOS COM CERTIFICADOS 

Formação continuada com foco na prática docente

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

 

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

 

 4.Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ

A Biblioteca da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, contribui subsidiando pesquisas e políticas culturais e educacionais de compra de livros.

O site tem como objetivo oferecer o acesso a lista completa de seu acervo de Literatura Infantil e Juvenil do Brasil, porém não exibe o conteúdo dos livros, que estão disponíveis apenas em biblioteca física, e sim a ficha técnica para referenciar na pesquisa.

 

É importante utilizar o site para referenciar um livro, pois:

– Permite acesso às informações do acervo de livros, informativos e teóricos sobre literatura infantil e juvenil já publicados.

–  Contém um sistema de pesquisa fácil e rápido, com filtros de ano da publicação, páginas, autor e nome da obra.

– Contém dados para referencial, imagem de capa e resenha de todos os livros registrados.

– Os conteúdos são atualizados anualmente com produções brasileiras.

 

 

5. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

O portal da biblioteca online da USP (Universidade de São Paulo), a fim de compilar um acervo digital incrível de livros antigos e raros de autores brasileiros.

Nele encontra-se materiais como revistas, livros, documentos e outros tipos de arquivos disponíveis para download gratuito.

 

É um site incrível para pesquisar e utilizar seus materiais como referência::

– É uma coleção totalmente brasileira, com mais de 60 mil volumes, dentre eles, materiais antigos e que não são encontrados para empréstimo em biblioteca física.

O acervo é dedicado a quatro vertentes temáticas: assuntos brasileiros, literatura em geral, livros de arte e livros como objeto de arte (traços tipográficos, diagramação, ilustração, encadernação e outros aspectos).

– Na coleção estão presentes materiais como obras literárias, história, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, documentos, periódicos, mapas, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas.

– Os arquivos são livres, é permitido fazer o download de forma gratuita e muito fácil em formato PDF.

 

 

6.Portal Domínio Público

Criado em 2004, o Domínio Público é uma iniciativa do governo que oferece um grande acervo com obras de domínio público, ou seja, publicações de direitos autorais que já expiraram ou foram cedidos pelos autores.

Desde a criação do portal, mais de 68 milhões de pessoas realizaram downloads.

 

É uma fonte confiável para pesquisa por professores da Educação Infantil, pois:

– Possui uma ampla biblioteca virtual que serve de referência para professores, alunos, pesquisadores e até mesmo para a população em geral.

– Quase todo o acervo é composto por obras que se encontram em domínio público, ou que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais.

– Você também pode colaborar para atualização ou expansão do acervo como voluntário, autor, parceiro ou tradutor.

– Permite acessar obras literárias, artísticas e científicas, em diferentes formatos como áudios, textos, imagens e vídeos.

 

 

7.Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp

A Biblioteca Digital da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é formada por um acervo com teses, pesquisas em andamento, dissertações, revistas eletrônicas, entre outras publicações produzidas por docentes, pesquisadores e alunos da universidade.

 

É importante buscar fontes neste site pois:

– Dentre todos os materiais, mais de 100 mil foram produzidas com a temática da Educação Infantil.

– Todo o conteúdo é avaliado por docentes e pesquisadores antes da publicação.

– Disponibiliza os conteúdos científicos de maneira rápida, fácil e eficiente para download gratuito.

– O site mantém suas publicações atualizadas anualmente, e os conteúdos disponíveis no portão são datados a partir de 1930.

 

 

SE VOCÊ ATUA OU PRETENDE ATUAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esse curso é para você!

Curso rápido com Certificado de 80 horas

FUNDAMENTOS PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

 

 

8.Publicações do Ministério da Educação – MEC

Dispõe de publicações da Secretaria de Educação Básica, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.

 

Para a sua pesquisa na área da Educação:

– No site você encontra publicações referentes à toda a Área Educacional.

– O site está organizado por tópicos, o que facilita a busca e seus materiais estão disponíveis para download.

– É o portal do Ministério da Educação, e por isso conta com conteúdo atualizado e de confiança para pesquisas.

– Os conteúdos sobre diversidade incluem assuntos como: AEE, Inclusão, Diretrizes Nacionais, mobilidade, braille, surdez, cultura negra, cultura indígena entre outros.

 

 

9.Biblioteca Digital Mundial

Lançada em 2009, essa biblioteca online é um projeto da Unesco que tem o intuito de expandir o acesso a materiais de diversas culturas.

Por meio dessa ferramenta, os estudantes podem ter acesso a fotografias, livros, mapas, manuscritos, filmes e periódicos.

A biblioteca tem parcerias com a Pontifícia Universidad Católica de Chile e o Google.

 

Importância desta fonte:

Contém mais de 19 mil itens sobre mais de 190 países datados entre 8000 a.C e 2000.

– O site é adaptado para deficientes auditivos e permite selecionar a opção de ouvir o conteúdo da página, que conta uma breve descrição sobre o material que está pesquisando.

– Os materiais podem ser vistos a partir de linhas cronológicas, como história mundial, cultura chinesa, manuscritos iluminados da Europa, primeira guerra mundial, Rússia imperial entre outras linhas

– O site disponibiliza mapas interativos que marcam os pontos de onde vieram os materiais que selecionou e de que parte da história ele é.

– Estão entre os materiais: diários, filmes, imagens, fotografias, jornais, livros, manuscritos, mapas, registros fonográficos como entrevistas e canções.

 

 

10.Centro de Referência em Educação CRE Mário Covas

Seção Do Centro de Referência em Educação Mário Covas, contendo publicações on-line de organizações governamentais e não-governamentais sobre temas educacionais e pedagógicos, relacionados à política, programas, planejamento estratégico da educação, entre outros.

 

Importância do portal:

Possui livros, na íntegra, sobre cultura de pesquisas, comportamento dos jovens, violência, discriminação racial, drogas e DSTs.

– Dentre os materiais estão disponíveis memórias de escolas de todo o Brasil, em textos, fotografias, entrevistas em vídeo e outros para download gratuito.

– O acervo conta com muitos conteúdos pedagógicos com temas que passam por gestão pedagógica, avaliação, desenvolvimento e aprendizagem, currículo e até novas tecnologias na escola.

– O portal é alimentado com novos materiais constantemente, e também permite verificar categorias e novidades como jornais e revistas do Brasil e do Mundo, alfabetização, arte e cultura, administração, dados estatísticos, Educação Infantil, entre outros.

 

 

ENFIM…

As fontes mencionadas acima vão ajudar e facilitar a sua busca por materiais de referência para suas pesquisas, trabalhos acadêmicos, e até mesmo crescimento pessoal e profissional. pois vão desde materiais históricos e raros a teses e pesquisas específicas da área educacional atualizadas e confiáveis.

 

E como nós sabemos que conhecimento nunca é demais, não se esqueça de adicionar agora mesmo estes portais e bibliotecas  na sua lista de sites favoritos, para utilizá-los quando precisar, pois são fontes confiáveis e em sua maioria, de domínio público e que podem e devem ser utilizadas por você, professor que gosta de estar sempre atualizado e bem informado!

 

Embora seja de grande importância encontrar os melhores artigos científicos para utilizar em seu projeto de pesquisa e adicionar ao seu referencial teórico, ainda assim pode ser complicado escolher as melhores palavras para o conteúdo da sua pesquisa.

 

Dessa forma, como um BÔNUS que sem dúvida vai te ajudar, disponibilizamos por um precinho incrível, o e-book com uma Lista de verbos para objetivos de pesquisa

Texto explicativo

O E-book apresenta uma reunião de verbos para cada tipo de objetivo dentro de uma pesquisa, seja ela direcionada para o TCC: projeto, monografia ou artigo científico, por exemplo.  A explicação dos verbos se dá por categoria a fim de ajudar o leitor na hora da construção do seu trabalho.

 

QUERO SABER MAIS VERMELHO ÊNFASE EDUCACIONAL

 

 

 

Viu só quanta fonte de pesquisa bacana para os seus projetos?

 

Para finalizar e complementar esse assunto, assista o vídeo a seguir, do nosso projeto Descomplica Professor, onde a Professora Michelle aborda a utilização de Projetos na Educação Infantil.

Existem alguns passos que precisam ser seguidos, ao se desenvolver ações da modalidade organizativa para com as crianças.

Por isso a docente traz reflexões para que os educadores observem seus alunos como seres ativos e direcionem seus projetos em função deles.

 

 

 

Você quer saber se capacitar para aprimorar sua prática docente na Educação Infantil e ainda receber certificados válidos em todo Brasil?

 

CLICA AQUI  e confere os materiais preparados especialmente para o Projeto Descomplica Professor.

 Ou então, quer conhecer a lista dos nossos cursos que visam capacitar profissionais da Educação Infantil? Acesse AQUI e fique por dentro!

 

 

Olha a opinião de quem nos conhece

Cursos rápidos com foco no dia-a-dia da escola.

Para profissionais, estudantes e interessados na Educação Infantil.

QUERO SABER MAIS VERDE ÊNFASE EDUCACIONAL

 

 

ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Conhece nosso Canal no YouTube?

Vem com a gente! Já somos mais de 57 mil professores por lá!

Temos semanalmente vídeos novos para profissionais da Educação Infantil. Para se inscrever gratuitamente e ficar por dentro dos assuntos mais discutidos na área, acesse o link.

 

Twitter Ênfase Educacional You Tube Ênfase Educacional Instagram Ênfase Educacional Facebook Ênfase Educacional Contato no site com o Ênfase Educacional Fale pelo WhatsApp com o Ênfase Educacional

 

Um abraço e até o próximo post!

Posts Populares

Precisa de ajuda? Converse conosco