Journal of Exact Sciences

 

Journal of Exact Sciences – JES é um periódico científicos para publicações da área das Ciências Exatas e demais áreas afins, com periodicidade trimestral, exclusivamente online, no formato Open Access Journal*, publicado em Língua Portuguesa pela Master Editora.

 

Destina-se à publicação de artigos originais, revisões/ atualizações literárias, relatos de casos/ técnicas profissionais e comunicações rápidas, os quais uma vez encaminhados, serão submetidos à análise ad hoc.

Tem como público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação (Lato sensu e Stricto sensu), além de docentes e pesquisadores em áreas das Ciências Exatas e demais áreas afins, estando aberta à comunidade científica nacional e internacional.

 

Os manuscritos submetidos para publicação no periódico JES devem ser originais e não divulgados previamente. Serão aceitos para submissão: manuscritos originais, de revisão/ atualização e relatos de casos ou técnicas profissionais. O manuscrito será submetido inicialmente ao Editor-Chefe do periódico JES para uma análise preliminar de mérito, relevância e contribuição para expansão da fronteira do conhecimento científico.

Eventualmente, os artigos poderão ser publicados a convite do Editor-Chefe do periódico JES. Uma vez que o manuscrito submetido seja aceito para publicação, a Master Editora e o periódico JES passam a deter os direitos autorais exclusivos sobre o seu conteúdo, podendo autorizar ou desautorizar a sua veiculação, total ou parcial, em qualquer outro meio de comunicação, resguardando-se a divulgação de sua autoria original.

Para tanto, deverá ser encaminhado junto com o manuscrito uma “Carta de Transferência de Direitos Autorais” (encaminhada quando do aceite para publicação de um manuscrito em JES para assinatura dos autores).

Com o parecer preliminar favorável do Editor-Chefe, o manuscrito seguirá para dois pareceristas ad hoc. Cada um deles receberá os textos sem a identificação do(s) autor(es). Após o recebimento do parecer das duas análises ad hoc, o Editor-Chefe encaminhará o parecer final ao(s) autor(es). Dois pareceres ad hoc desfavoráveis à publicação do manuscrito implica na recusa automática do periódico JES em publicar o manuscrito sob a forma de artigo científico, sendo as considerações motivadoras da decisão editorial devolvidas ao(s) autor(es).

O parecer favorável para publicação de apenas um dos pareceristas ad hoc, leva o manuscrito novamente para análise do Editor-Chefe, que poderá decidir pela publicação (como um terceiro parecerista), ou efetivamente encaminhá-lo para uma terceira análise ad hoc, após o que, havendo dois pareceres favoráveis o manuscrito poderá ser publicado.

Quando e se necessário, serão solicitadas alterações e revisões aos autores. Ao Conselho Editorial reserva-se o direito de aceitar, sugerir alterações ou recusar os trabalhos encaminhados para publicação. Ao periódico JES se reserva ainda o direito de realizar alterações textuais de caráter formal, ortográfico ou gramatical antes de encaminhá-lo para publicação. Frisa-se que os conceitos emitidos nos textos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Corpo Editorial do periódico JES.

Finalmente, a Master Editora  e o periódico JES, ao receber os manuscritos, não assume tacitamente o compromisso de publicá-los.